Vigilância de Osasco (SP) monitora outros parentes de menina vítima da gripe suína

da Agência Brasil   
da Folha Online
Foto-Divulgação

hospitalA Vigilância Epidemiológica de Osasco (Grande São Paulo) informou neste sábado que monitora ao menos outros três familiares da menina de 11 anos que morreu em decorrência da gripe suína –a chamada gripe A (H1N1). Além dos pais e do irmão da criança –cujos exames já confirmaram a contaminação pela doença–, a avó e dois primos dela também estão sendo monitorados e aguardam resultados dos exames.

 Saiba mais sobre a gripe suína

 

 “Ainda estamos aguardando a confirmação dos exames para confirmação da doença”, disse a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da cidade, Carmecy Lopes de Almeida.

 Nesta sexta-feira (10), a Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou que esta foi a primeira morte em decorrência da doença no Estado –e a segunda do país. A menina morreu no dia 30 de junho, apenas seis horas após a internação, vítima de uma infecção generalizada.

 Segundo o secretário de Saúde do Estado, Luiz Roberto Barradas, o vírus da gripe A (H1N1) piorou o estado da criança. “O comum é a gripe baixar a imunidade [da pessoa] e ela morrer em consequência dessa queda imunidade”, disse. O órgão ainda investiga onde a menina foi contaminada.

 De acordo com Carmecy, os colegas de escola e as crianças que usavam o mesmo transporte escolar que a menina estão sendo monitorados diariamente. Já os vizinhos estão sendo orientados sobre quais são os sintomas da doença e, caso alguém tenha algum deles, deverá procurar um serviço de saúde.

 Entretanto, a vigilância epidemiológica informou ainda que não há caso suspeito de que colegas de escola ou vizinhos tenham qualquer um dos sintomas da doença. “O risco dos vizinhos é igual ao do resto da população, porque não tiveram contato próximo com a menina.”

 De acordo com nota publicada na página da coordenadoria na internet, o órgão considera a situação um caso isolado e afirma que não há qualquer motivo de alarde no município.

 O diagnóstico só foi confirmado depois da morte da menina, quando pessoas da família dela começaram a apresentar os sintomas da gripe suína. O resultado dos exames só foram confirmados ontem.

 Estado grave

 O Brasil tem ao menos mais três casos de pessoas com gripe suína internadas em estado grave, além dos outros dois casos de São Paulo. Duas são do Rio Grande do Sul –primeiro Estado a registrar uma morte em decorrência da doença, no final de junho– e uma de Minas Gerais.

 Desde maio deste ano, foram confirmados 1.027 casos de pessoas infectadas no Brasil pela gripe –sendo 457 somente em São Paulo.

 

Relacionados