Vereadora Camila Godói preside II Fórum de Liberdade Religiosa em Itapevi

Uma tarde para falar sobre direito à liberdade religiosa em Itapevi. No dia 28 de novembro, a vereadora professora Camila Godói promoveu o II Fórum de Liberdade Religiosa em Itapevi.

O evento reuniu representantes de diferentes religiões, moradores de diversos bairros da cidade e palestrantes do âmbito jurídico bem como da temática religiosa, dentre os quais estão a Drª Damaris Moura, presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo e Diretora Internacional de Pessoas Públicas de Liberdade Religiosa; Dr. Gilberto Cury, membro da Comissão de Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil em Franco da Rocha; Dr. Marcos Henrique, secretário municipal de assuntos jurídicos em Cesário Lange e Dr. Neemias Martins, diretor jurídico e de liberdade religiosa da Associação Paulistana.

A vereadora abriu o evento falando sobre o direito das pessoas em expressar sua religião. “Nós vivemos em um país onde a liberdade religiosa é o direito que todas as pessoas têm de expressar sua religião ou até de não ter qualquer crença. Qualquer ofensa a esse direito pode ser coibida por medidas jurídicas”, disse Camila Godói.

A principal palestrante, Drª Damaris disse que a vereadora é uma parlamentar de vanguarda. “Camila, você é uma vereadora engajada em questões sociais, entre elas a liberdade religiosa. Você não apenas defende a liberdade, mas amplia o debate sobre o tema por meio deste II fórum e é autora de uma lei municipal que criou o Dia da Liberdade Religiosa em Itapevi”, explanou a Drª Damaris.

A palestrante também destacou que o encontro foi destinado para falar do direto pela liberdade de culto. “A Constituição Federal consagra como direito fundamental a liberdade de religião, prescrevendo que o Brasil é um país laico. Deve existir uma divisão muito acentuada entre o Estado e a Igreja (religiões em geral), não podendo existir nenhuma religião oficial, devendo, porém, o Estado prestar proteção e garantia ao livre exercício de todas as religiões”.

Também participaram do fórum o vereador Alexandre Rodrigues e o presidente da Câmara de Itapevi, Julio Portela, o presidente do conselho de pastores de Itapevi, Dorval Filho; os pastores Heleno, Juarez, Fernando e Jackson;  a ministra Tatiane Freitas da Silva; irmão Assis; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Itapevi, Marcos Moreno; professora Alzira e os conselheiros tutelares Milton e Dora.

 

 

Relacionados