Vereador Tico reivindica e Prefeitura inicia canalização do córrego na Vila Dr. Cardoso

Atendendo ao pedido do vereador Cláudio Lopes (Tico) para uma reivindicação antiga dos moradores da Vila Dr. Cardoso, a Prefeitura de Itapevi deu início na última segunda-feira (19) às obras de canalização do córrego da rua Padre Giovanni Cornaro.

O vereador Tico esteve no local das obras para acompanhar e agradecer a sensibilidade do prefeito Jaci Tadeu em cumprir um compromisso de campanha, efetuando a canalização do córrego em toda a sua extensão.

Na sessão ordinária da Câmara Municipal ocorrida na última terça-feira (20), Tico utilizou a tribuna para ressaltar as dificuldades dos moradores por causa do mau odor e das inundações em dias de chuva forte: “Há muito tempo os moradores reivindicavam essa obra, e o prefeito Jaci destacou que canalizar o rio e córregos da cidade era uma das metas de seu governo. Ele prometeu e cumpriu, e eu quero agradecê-lo em nome de toda a população da Vila Dr. Cardoso”, afirmou Tico.

Detalhes da obra –A tubulação de concreto, que fechará o leito, será colocada desde a altura do Pronto Socorro Vila Dr. Cardoso até a Igreja Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, totalizando 220 metros. A previsão de término das obras é de 60 dias. Após a conclusão, a Prefeitura pretende implantar uma área de lazer no local que, segundo o secretário de Esportes e Lazer, Joaquim Henrique, contará com pista de caminhada, equipamentos de academia ao ar livre, quadra poliesportiva, parque para as crianças e outros equipamentos de lazer.

A medida visa melhorar a qualidade de vida, auxiliar na prevenção e no aparecimento de animais transmissores de doenças, além de aumentar a segurança de motoristas que constantemente estacionavam os carros ao longo do córrego. A melhoria ocorre diretamente na vida das pessoas que precisam se deslocar ao bairro devido à igreja, pronto socorro e escolas que se localizam nos arredores.

A obra também é parte dos investimentos de macrodrenagem que a Prefeitura vem realizando em rios, margens e córregos da cidade. O maior deles é a obra de canalização do rio Barueri-Mirim, que irá prevenir enchentes na região em épocas de grande incidência de chuvas. A estimativa é que cerca de 40 mil pessoas – habitantes nos Jardins Vitápolis e Dona Elvira, Vila Doutor Cardoso e Cidade Saúde e região – sejam diretamente beneficiadas com a canalização do rio Barueri-Mirim.

As ações de canalização não se limitam somente a maior via fluvial da cidade, o rio Barueri-Mirim. As intervenções contemplam ainda a canalização dos córregos Ribeirão do Sapiantã (entre o Jardim Santa Rita e a Cohab) e Paim (da altura do Parque Santo Antônio até o Parque Suburbano, no limite com o município de Cotia). Também serão implantados três piscinões de retenção de águas, além da construção de passagens de veículos e pedestres.

Relacionados