Vereador Bolor declara que mandou fazer “gato” na rede da Eletropaulo

Fotos-Nilton Ramos

Bolor-7929401

Transcrito do jornal Itapevi Agora nº 678 (16/2/08)Cristina Yoko Kusano
Editora-assistente do Itapevi Agora

Na terça-feira (12), durante a primeira sessão de 2008 da Câmara Municipal, o vereador Luciano de Oliveira Farias (PV), o Bolor, presidente da Câmara Oeste, declarou publicamente que contratou um eletricista para fazer um “gato” (ligação de luz clandestina) da rede da Eletropaulo para um poste de iluminação pública no centro da praça José Carlos da Silva, em Vitápolis. Trata-se de uma pracinha que fica no início da rua Nélson Ferreira da Costa, em frente à passagem de nível da CPTM e ao Depósito Tupy, que pertence a seu pai, Antônio de Souza Farias, o Toninho Tupi.

gato1-7833901“E eu quero ver a Eletropaulo vir aqui tirar essa ligação”, desafiou Bolor.
A ligação clandestina está à vista de todos na praça José Carlos da Silva. Foi feita no poste IVI 39/167 com um par de fios verdes ligados à rede da Eletropaulo, que entram numa “bengala” de plástico preto, fixada no poste com bra-çadeiras. Daí segue para o poste de iluminação que fica no centro da praça.

Segundo Bolor, a Prefeitura fez a troca de poste, colocou as lâmpadas e a caixa de luz e durante três meses aguardou a Eletropaulo fazer a ligação. Ele alegou que mandou fazer a ligação porque cansou de esperar que a concessionária fizesse o serviço.

Com essa declaração, Bolor — que é bacharel em Direito — confessou a prática do crime de furto de energia elétrica, previsto no artigo 155, parágrafo 3º, do Código Penal, com pena de reclusão de um a quatro anos e multa.
A confissão foi feita pelo vereador durante a discussão de um requerimento de sua autoria dirigido à Eletro-paulo, solicitando reparos na iluminação pública nas ruas Nélson Ferreira da Costa e Sideral, em Vitápolis.

O vereador criticou o desempenho da Eletropaulo, mas em seguida observou que a Prefeitura dispõe do dinheiro da CIP (Contribuição de Iluminação Pública), criada pelo município em dezembro de 2002 e cobrada em todas as contas de luz desde abril de 2003.

Atualmente, o valor da contribuição é de R$ 12,36. A arrecadação é repassada pela Eletropaulo à Prefeitura e, segundo informações, é de aproximadamente R$ 200 mil mensais.

De acordo com a lei municipal, esse valor deve ser aplicado exclusivamente ao custeio do fornecimento de energia elétrica para a iluminação pública, manutenção, melhoramento e expansão do sistema.
Entretanto, os últimos investimentos da Prefeitura na expansão da iluminação pública foram feitos em 2005, não se registrando nenhum gasto com essa finalidade de 2006 para cá.

O vereador Antônio Rodrigues da Silva (PP), Tonhão do Suburbano, indagou para onde estão indo os recursos arrecadados da CIP.

Bolor prosseguiu, fazendo também cobranças à Prefeitura:



Bolor1-7879021“De novo a Eletropaulo está tratando a cidade de Itapevi com desdém e com uma falta de respeito muito grande. Já fizemos moção de repúdio, já comunicamos à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e solicitamos também à Prefeitura que assuma de uma vez esse problema de iluminação pública. Isso é de competência do Poder Executivo. Já foi falado que dinheiro para isso tem. Temos a CIP (Contribuição de Iluminação Pública) e de cada munícipe é descontado um valor para ser feito, para pagar a conta de iluminação pública e fazer novos investimentos.”

Tonhão do Suburbano responsabilizou tanto a Eletropaulo quando a Prefeitura. E questionou a Prefeitura de forma mais incisiva sobre o destino da “verbinha” da CIP que todos os munícipes pagam através das contas de luz.

“A Eletropaulo tem culpa? Tem, mas o Executivo também tem. Os dois têm culpa. Aquela verbinha que vem na conta de luz do munícipe é gasta aonde? Ninguém sabe onde. Então o Executivo também tem culpa. O vereador esta correndo atrás da Eletropaulo, mas quem tem que correr atrás é o Executivo, porque o recurso vai para a Prefeitura. Os dois têm culpa, mas só quem paga são os munícipes desta cidade”, disse Tonhão do Suburbano, indignado.

O vereador Evangelista Azevedo Limas (PV) concordou com Tonhão e cobrou da Prefeitura a uma solução para a falta de iluminação pública no Terminal Rodoviário do Centro.

“Concordo com o Tonhão, porque o município também precisa cumprir com a sua parte. Há mais de um ano pedimos para colocar lâmpadas no Terminal Rodoviário para resolver aquela situação e aquilo é obrigação do município”, afirmou.

Relacionados