Uniformes do PAF são entregues para 2,5 mil crianças e adolescentes de Itapevi

No sábado (25), a Prefeitura de Itapevi entregou 2.500 kits de uniforme do PAF (Programa Atletas do Futuro) aos alunos do projeto Mais Esportes, mantido pela municipalidade. A ação aconteceu no Ginásio de Esportes (Avenida Rubens Caramez, 1000A – Centro) e reuniu, além dos beneficiários, familiares e autoridades políticas da cidade.

O kit é composto por duas camisetas e um short. O PAF é um projeto do Sesi (Serviço Social da Indústria) em parceria com a Prefeitura e inédito em Itapevi, que visa formar atletas e pessoas ligadas ao esporte. Ao todo, foram 5 mil camisetas e 2,5 mil shorts entregues.

Além de permitir na padronização, o uniforme auxilia na identificação dos participantes do projeto, bem como a segurança no trajeto dos alunos até o local de aula.

Durante a entrega, o prefeito Igor Soares destacou a importância da ação. “Os kits são importantes para que as crianças e adolescentes da nossa cidade possam desenvolver seu potencial esportivo com dedicação e dignidade”, explicou.

Igor ainda fez questão de dizer que, no dia 10 de novembro, a Prefeitura irá inaugurar mais um equipamento esportivo: o CIE (Centro de Iniciação Esportiva), no Alto da Colina, além de disponibilizar transportes gratuitos para crianças que morarem distante ao complexo desportivo. Em evento, ele ainda disse que a ETEC de Itapevi foi licitada nesta sexta-feira (24) e as obras devem começar em breve.

Sobre o PAF, a Prefeitura é responsável por disponibilizar o espaço para a pratica das modalidades esportivas, material esportivo e os professores. Já ao SESI cabe a implementação do sistema, doação dos uniformes, além das capacitações dos professores. A empresa Magnus fica responsável pelas estampas nos uniformes. O PAF funciona nos mesmos polos onde já acontece o projeto Mais Esportes.

Atualmente, o projeto Mais Esportes conta com 3,5 mil alunos praticando 20 modalidades esportivas em 20 polos. Destes, 2,5 mil foram contemplados com o convênio e as entregas no sábado (26). Apenas crianças e adolescentes receberam os uniformes. O projeto Mais Esportes oferece atividades a partir dos 4 anos e sem limite de idade.

Em Itapevi, o PAF oferece as seguintes modalidades: basquete, capoeira, damas, combattenco, futebol, futsal, ginástica artística e rítmica, ginástica rítmica, vôlei, tênis e xadrez.

“O PAF fortalece o projeto Mais Esporte com uma estrutura de sistema e de avaliações. Os professores serão capacitados com cursos, melhorando, assim, a qualidade das aulas. O programa tem como objetivo complementar a atuação do Mais Esportes”, destacou o secretário adjunto, Maurício Murakami.

Para o coordenador de Marketing Esportivo da Magnus, Rodrigo Luporini, a parceria é fundamental. “Acreditamos no poder do esporte como transformador social. Criamos oportunidades para quem tem poucas delas. Tiramos das ruas para transformarmos pessoas em cidadãs. São mais de 30 mil jovens atletas que apoiamos no país e agora auxiliamos talentos em Itapevi”, disse.

Já o coordenador do SESI, Éverton Goulart, desejou longevidade ao programa. “É uma parceria de muito sucesso que trará ainda mais bons frutos para Itapevi”, destacou.

O secretário de Esportes e Lazer de Itapevi, Claudio Dutra, reforçou a importância das parcerias. “Com a participação da iniciativa privada e do SESI, qualificamos professores e atletas. Desta forma, promovemos avanços no esporte da nossa cidade a partir da construção de diálogos e encontrando bons apoiadores”, disse.   

Durante o evento, o prefeito ainda destacou importantes ações para melhorar a educação da cidade, como: entrega do material apostilado do SESI, entrega de novos uniformes escolares, reforma de 31 unidades escolares, e início da construção de duas Escolas de Tempo Integral.

Para Mário César Nunes, 46, agente de limpeza, morador do Jardim Paulista, as peças de roupas demonstram a preocupação do governo. “É uma atitude muito bonita da Prefeitura ao olhar para os nossos atletas. O material dá mais incentivo e respeito para praticarem as atividades esportivas. Fico feliz ao ver meu filho bem atendido e vejo que há carinho com os nossos filhos em geral”, explica.

O filho, Miguel Gustavo, 9, praticante de futsal, gostou do novo uniforme. “É bem legal ter recebido as camisas e o short. Tenho certeza que meus amigos vão dizer que fiquei ‘chavoso [bonito]”, divertiu-se.  

Relacionados