A Prefeitura de Itapevi está reformando e ampliando as instalações da Unidade Básica de Saúde do Jardim Santa Rita.
As ações estão sendo realizadas a partir de convênios com o Governo do Estado e a União e garantirão, ao final dos trabalhos, a duplicação do prédio e o consequente aumento da capacidade de atendimento à população do bairro.
Segundo a Secretaria de Planejamento, órgão responsável pela fiscalização das obras, a unidade passará a contar com mais 198 m² de área construída. Somando-se ao prédio já instalado, a área total construída será de quase 400 m², com 14 salas para atendimento mais ambientes administrativos.
“Atualmente, os profissionais estão implantando esquadrias nas salas do prédio, além de finalizar o serviço de alvenaria na ala nova do edifício. Após esta ação, deverá ser iniciado o acabamento da unidade”, comentou o vice-prefeito Jaci Tadeu da Silva, acrescentando que o novo prédio deverá ser entregue no segundo semestre deste ano.
A Prefeitura também está construindo um novo posto de saúde, desta vez na região do Alto da Colina. A unidade, que atenderá também a população dos bairros Parque dos Bandeirantes e Vila da Paz, possuirá quatro consultórios, uma sala de odontologia, uma sala e auditório para agentes comunitários de saúde, uma sala de inalação e medicação, uma farmácia, uma sala para curativos, além de ambientes administrativos.
“A área interna do futuro prédio já está concluída, restando a finalização da parte externa do edifício, com a construção de muros e acessos à comunidade. Após estas ações, deveremos entregar a unidade à população”, disse o secretário de Higiene e Saúde, dr. Sidney Sepulcre.
Outro bairro que passará a contar com uma unidade de saúde é o Jardim São Carlos. A construção está localizada na esquina das ruas Corvina e Dourado e o objetivo da Prefeitura de Itapevi é proporcionar mais comodidade para os moradores do bairro, fazendo com que recebam um atendimento mais próximo de suas residências.
O prédio da unidade será dotado de três consultórios (sendo um para ginecologia-obstetrícia, um para pediatria e um para clínico geral), um consultório odontológico, dois consultórios de enfermagem, farmácia, sala multi-uso, salas para curativos, vacinas, inalação, medicação e esterilização, além de ambientes administrativos.
“Estamos ampliando o acesso a equipamentos de saúde pública na cidade, com a criação de novos postos e a reforma e ampliação da rede já existente. E este é um trabalho que vem sendo realizado desde 2005, quando reformamos o PS de Amador Bueno e se prolongou com a construção do novo Pronto Socorro Municipal, em 2008”, disse a prefeita Dra. Ruth Banholzer.