Tribunal de Contas aprova contas municipais de 2017.

Contas do município são aprovadas em primeira votação pelo Tribunal de Contas

Contratos e licitações do ano de 2017 foram analisados ao longo do ano passado por conselheiros do órgão

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo aprovaram em primeira votação as contas do município de Jandira referente ao ano de 2017, após análise de técnicos do órgão e do Ministério Público de Contas, ao longo de 2018, não cabendo mais recurso.

A controladora do município, Tzvetana Inês, ressalta que com a aprovação das contas, o município aumenta sua nota no Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM), criado pelo Tribunal de Contas do estado, que pontua a cidade e qualifica para a busca de recursos para a cidade. “Com as contas aprovadas, a pontuação recebida é positiva e é um indicador que estamos usando adequadamente a verba municipal e dá crédito para recebermos investimentos”, diz a controladora.

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo é o órgão responsável por verificar o quanto e como foi aplicado o dinheiro público de todos os municípios do estado de São Paulo. Técnicos do tribunal vão aos municípios três vezes ao ano para coletar e analisar contratos e licitações e o parecer sobre os gastos das prefeituras do ano examinado saem após, no mínimo, doze meses de análise. Conselheiros do órgão votam até três vezes as despesas municipais.

Neste ano já teve início a verificação dos gastos públicos do ano de 2018 e a previsão é que em 2020 saia o parecer do Tribunal de Contas do Estado.

Relacionados