Um projeto de lei da vereadora Tininha (PSD) que tramita na Câmara Municipal de Itapevi propõe ações preventivas de combate ao câncer infantil. O PL 21/2017, busca instituir o Dia Municipal de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil no calendário de eventos municipais.
No PL, Tininha justifica que este tipo de câncer requer atenção e cuidado, além de ser a principal causa de morte por enfermidade entre crianças e adolescentes de zero a 19 anos, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca).
Para conscientizar pais e familiares, por meio do PL, a vereadora indica que a prefeitura adote o dia 23 de novembro, como dia municipal de combate ao câncer. Data que diversas cidades também realizam ações preventivas a metástase.
Patrocinado
Tininha acredita que apesar da evolução dos tratamentos, a prevenção é importante para diagnosticar o quanto antes o câncer. “O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura em até 80%. Por isso, acredito que ações preventivas realizadas pela prefeitura podem contribuir para os casos de câncer infanto-juvenil sejam detectados na fase inicial, além de fazer com a prefeitura adeque a estrutura da saúde municipal para atender na necessidade clínica dos pacientes”, disse a vereadora.
O PL está em tramitação nas comissões de Justiça e Redação e Finanças e Orçamento.