Teco e Bolor buscam novo espaço para idosos itapevienses

Tecoe_BolorNa quarta-feira, 27 de janeiro, os vereadores Marcos Godoy – Teco e Luciano de Oliveira Farias – Bolor, ambos do PV, acompanhados da secretária de assistência social e cidadania Ruth Gianezzi, participaram de audiência com a secretária estadual de assistência e desenvolvimento social, Rita Passos, com o objetivo de conhecer o programa estadual “Quero Vida”.

Oprograma “Quero Vida” consiste na implantação de espaços de acolhimento, proteção e convivência a idosos semidependentes, cujas famílias não tenham condições de prover cuidados durante todo o dia ou parte dele. Esse espaço tem capacidade para até 50 idosos, o serviço deverá disponibilizar também atendimento de transporte para aqueles que não possam ir sozinhos ao centro e cuja família não tenha condições de transportá-los por seus próprios meios. O principal objetivo é oferecer melhores condições de vida ao idoso.

O Estado de São Paulo disponibilizará até R$ 300 mil por cidade para investimento com obras (construção, reforma, adaptação ou ampliação), aquisição de equipamentos e materiais de natureza permanente (inclusive para as adequações necessárias para a utilização por idosos), para implantação da unidade de atendimento, ficando a cargo do município os recursos necessários ao custeio e aos recursos humanos. O serviço será monitorado pela Seads por meio de suas Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social- Drads.

A secretária de Estado, Rita Passos explicou que os idosos contarão com profissionais especializados, como médicos geriatras, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, professores de educação física e assistentes sociais. “Não se trata de uma clínica. Mas um serviço justamente para diminuir internações, prevenindo acidentes domésticos, evitando o isolamento social”.

Relacionados