Sônia Salvarani fala sobre ser mulher e atuar em um campo tradicionalmente dominado por homens

Sonia1Mulher – Sensibilidade e dedicação na política

Fonte-Jornal Alternativa – edição301 – de 12/03/2010
Diretor- Alex Deive – Fotos Nilton Ramos

Dizem que mulher tem mais tato, mais sensibilidade, e quando estão na política sua visão é diferenciada, agindo com mais equilíbrio entre a razão e a emoção.

 

 Sônia Salvarani é uma dessas poucas mulheres que fizeram parte da política itapeviense. Casada há 26 anos com o ex-prefeito Jurandir Salvarani. Mãe de duas filhas e presente na política da cidade desde 1982. Ela já foi vereadora por três mandatos e hoje ainda atua na Câmara Municipal propondo leis na área da mulher. Em comemoração a esse dia 8 de março, realizamos esta entrevista especial onde você poderá conhecer um pouco melhor como pensa e age a mulher na política.

FRASES DESTAQUE

“Eu me dedico com muito amor e carinho em tudo o que eu faço”

“ A dra. Ruth é uma mulher admirável, trabalhadora, lutadora que não desiste dos seus sonhos. Ela trouxe um primeiro passo para o verdadeiro desenvolvimento para Itapevi”

Eu gostaria que tivesse uma maior representação feminina na política, infelizmente ainda são poucas que se interessam por essa área pública.

Sonia2Como foi a sua vida até chegar à cidade e entrar na vida pública?

O primeiro dia que vim conhecer Itapevi. Viemos ver um terrenos que meu pai queria comprar. Então resolvemos conhecer a cidade, era um domingo, e fomos a uma matinê, e a primeira pessoa que eu vi e que me chamou a atencão na matinê foi o Jurandir [risos]. Eu tinha 13 anos e ele uns 16. Foi quase um amor à primeira vista. Mas depois disso eu fui embora e só depois de um ano que nos reencontramos e daí foi um longo período de namoro, 19 anos. Depois nos casamos. Nunca gostei muito de política, ela foi um acidente na minha vida. Foi uma coisa inesperada, porque nem o Jurandir nem eu tinhamos nada a ver com política. Ele foi convidado na época pelo Cid Manoel de Oliveira para ser vereador. E ele ganhou estourado, em 1972. Já em 1076 se candidatou a prefeito e se elegeu. Foi aí que eu comecei a participar mais da política, da vida social do município, do atendimento social da prefeitura. Naquela época não existia um departamento social, a gente fazia um atendimento pessoal. Agente atendia no Centro, no Cardoso e aqui perto da Caixa Economica Federal. Naquela época todo dia eu atendia as pessoas necessiadas, e eu me sentia realizada com isso.

Qual sua principal área de atuação na câmara?

Sempre direcionei meu trabalho na luta pelo direito das mulheres. Como por exemplo a Delegacia da Mulher, que é uma luta que temos desde 2001, mas infelizmente até hoje o governo do estado coloca muito impecílio.

Apenas 8 mulheres passaram pela história política da cidade. Como é sua visão sobre essa representacão feminina na política?

Eu gostaria que tivesse uma maior representação feminina na política, infelizmente ainda são poucas que se interessam por essa área pública. Mas eu espero poder representá-las com muita honra e dedicação em tudo o que eu faço. As leis de minha autoria favoráveis às mulheres foi a semana de prevenção ao câncer de mama, que é muito importante, principalmente na conscientização. Semana de prevenção à gravidez na adolescência, pedido de creches, acessiblidade à deficientes físicos, entre muitas outras. Recentemente solicitei novamente a lei que pede a licença maternidade por seis meses para as funcionárias públicas. Mas esse projeto foi vetado.

Quais foram as conquistas quando foi secretária da promoção social?

A principal facilidade que eu tinha era poder de trabalhar com todo o apoio do prefeito. Tudo o que eu precisava apara atender bem a população eu tinha o apoio do Jurandir. Muitas vezes à noite eu lembrava de algo em casa e no dia seguinte nós resolvíamos. Foram muitas conquistas no atendimento à área social. O Jurandir é uma pessoa muito humana muito boa de coração. E ele apoiava muito o trabalho da promoção social. Como vereadora já é mais complicado, porque eu dependo de toda uma estrutura burocrática.

Como a Sra. avalia o desenvolvimento das políticas para mulher?

De um modo geral eu vejo que a mulher está cada dia mais firme lutado pelo seu espaço e assumindo seu papel dentro da sociedade. Seja na política ou em qualquer profissão vemos que as mulheres estão cada vez mais exercendo atividade que antes tinham preconceito por serem só do universo masculino. Tanto que nós temos uma ministra que está prestes a se teornar a primeira presidente mulher do Brasil. Mas estamos ainda muito aquem do que a gente gostaria. Na política mesmo acho que ainda temos muito espaço à conquistar, principalmente aqui em Itapevi. Eu acredito muito na mulher, elas tem uma sensibilidade maior, para atender, para sentir os problemas das outras mulheres. As mulheres formam um eleitorado bem maior do que o eleitorado masculino, mesmo assim as muheres não estào votando nas muheres.

O que a Sra espera do papel da mulher para o futuro?

A mulher precisa ir mais à luta. Na política a gente percebe o quanto é difícil montar uma chapa com 30% de mulheres, que é o que a lei exige. Eu queria era montar uma chapa com 70% de mulheres e só 30% de homens, não que despreze os homens, mas gostaria que as mulheres se engajassem mais na política. Tem mulher que se candidata e acaba desistindo, não vão a luta até o fim.

Como a Sra. Consegue conciliar a política e a sua casa como mãe, como esposa e dona de casa?

É difícil. Eu consigo conciliar muito bem porque eu tenho um marido que também é político. Entào ele entende que a mulher tem que sair, participar de reunião, vai chegar for a do horário etc. Como eu tenho um marido político ele entende, mas do contrário é difícil. A mulher tem que se desdobrar.

Como a Sra poderia definir um símbolo que definiria a mulher?

Eu acho que a Dra. Zilda Arns representa isso. Ela fez tanta coisa pelas crianças não só no Brasil mas no mundo todo, e ela nunca perdeu a feminilidade, nunca perdeu a ternura. Ela é um exemplo de garra e determinação. E para mim pessoalmente a minha mãe, que com muita dificuldade me criou sozinha. Nasci em São Paulo mas morei em muitas cidades aqui da região, e minha mãe sempre foi muito guerreira. 

Sonia3Como você avalia o trabalho da prefeita Dra. Ruth à frente da cidade?

Agora eu vou falar como o Lula [risos]. Nunca na história dessa cidade nós vimos tanto trabalho sendo feito pela administração. Eu admiro muito a Dra. Ruth, não só como política e prefeita, mas como mulher, porque ela realmente é uma guerreira. É uma mulher admirável, trabalhadora, lutadora que não desiste dos seus sonhos. Ela trouxe um primeiro passo para o verdadeiro desenvolvimento para Itapevi. Não só com investimentos em infra-estrutura, asfalto etc, mas também na área social, na saúde, ela trouxe também a Universiade Aberta e muito investimento do governo federal, mais indústrias e emprego. As escolas que ela tem feito, enfim, tudo o que ela faz eu sinto que é bem feito. Itapevi ainda está caminhando, mas a dra Ruth como prefeita para mim é um exemplo, ela mudou a cara de Itapevi.

O que a cidade pode esperar da vereadora Sônia Salvarani?

O que eu pder fazer, o que estiver ao meu alcance para ajudar, para atender a população, eu estou à disposição para trabalhar e ajudar. Apesar de que vereador tem um poder de ação limitado, porque a gente só pede e fiscaliza, e muitas vezes ficamos de mãos atadas, mas estou à disposição da população.

Tem algo especial que marcou a carreira da Sra. Ou algo que ainda queira aprovar nesse mandato?

De um modo geral eu fico muito feliz quando consigo realizar alguma coisa. Tenho um projeto de asfaltar no Jardim Marina e todas as ruas ali foram asfaltadas. Eu fiquei muito feliz porque tenho amigos que moram ali há muitos anos. Me senti realizada, assim como em todas as conquistas da cidade que a gente sempre lutou para conquistar. Mesmo os projetos que não foram de minha autoria, eu me sinto feliz em ver executados, porque quem ganha com isso é a cidade e eu adoro essa cidade.

PING PONG

Mulher – Guerreira

Mãe – a minha

Um sonho – uma mulher na presidência

Deus – tudo para mim

Política – Uma realização

Ídolo – Roberto Carlos

Futuro – Uma cidade mais humana

Livro – “O sucesso é ser feliz”

Relacionados