Secretaria de Higiene e Saúde de Itapevi alerta sobre riscos da Leishmaniose

LeishmanioseCom o intuito de promover o bem estar e cuidados na saúde e qualidade de vida dos munícipes, a Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Higiene e Saúde, está divulgando informações sobre os cuidados necessários para prevenção da Leishmaniose.

A Leishmaniose Tegumentar Americana (L.T.A.), ou ‘Úlcera de Bauru’, é uma doença transmitida por meio de um mosquito (birigui ou palha), de coloração clara amarelada, que vive em regiões silvestres, ou seja, próximo a matas e florestas. As picadas do mosquito ocorrem normalmente pela manhã e ao final da tarde.

A doença é causada por um protozoário, podendo ser encontrado em hospedeiros silvestres como roedores e gambás, e, acidentalmente, em cavalos, gatos e cachorros. O aumento da doença se dá pela interferência do homem no habitat natural do mosquito, por meio do desmatamento e construções de casas, empresas, lavouras, entre outras, próximos às regiões de mata fechada.

“A doença se manifesta na pele com uma pequena lesão no local da picada do mosquito. O nódulo formado, posteriormente, acaba evoluindo para uma crosta dura e central, no caso, uma úlcera inflamada”, afirmou a prefeita Dra. Ruth Banholzer, que é médica.

Como prevenção, as pessoas devem cobrir as partes expostas do corpo utilizando sapatos, calças e camisetas compridas, principalmente nos horários que o mosquito costuma picar. Utilizar de meios mecânicos como telas ou mosquiteiros em portas e janelas e vedação de frestas em telhados e paredes auxiliam na precaução.

Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, existe um baixo índice de pessoas com ferimentos cutâneos que procuram auxílio médico, deixando com que a doença se intensifique e atinja um estado de grave infecção.

Aqueles que apresentarem feridas de difícil cicatrização devem procurar um atendimento médico para realizar um exame específico e confirmar a manifestação da doença. As Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) e as Unidades de Saúde da Família (USF´s) de Itapevi estão prontas para receber os munícipes com suspeitas da doença e realizar os exames necessários para um diagnóstico e um tratamento correto.

Relacionados