Saúde preventiva e informações sobre doenças são oferecidas em escolas de Itapevi

De acordo com especialistas da área da saúde, diariamente a população entra em contato com diferentes ambientes e substâncias. Por conta disso, acaba suscetível a diversas bactérias e parasitas que se instalam no organismo sem que possam ser percebidas. Diante desse contexto, as crianças são as mais vulneráveis e propensas a ter doenças desencadeadas por tais fatores.

Em Itapevi, a Administração Municipal desenvolve o programa de prevenção, denominado ‘Campanha dos 3 Bichos’. A ação é realizada pela Secretaria da Saúde, que destina uma equipe acompanhada por um pediatra, para examinar alunos nas unidades municipais.

A ação, que atua continuamente, atende e encaminha para tratamento crianças e, se necessário, seus familiares. Durante os exames, o médico procura traços e sintomas de doenças como Tracoma, Verminose e Hanseníase. Após diagnosticar os pacientes, o profissional instrui os responsáveis e os direciona para a continuidade do tratamento.

Segundo a secretária da Saúde, Maria Dalva Amim, a prevenção é a melhor forma de lidar não só com essas doenças, mas todas no modo geral. “Além de examinar os jovens estudantes, o pediatra também os orienta sobre os cuidados que devem ser tomados para garantir a preservação da saúde. Outro trabalho importante é a extensão do exame à família nos casos onde é confirmada a doença em desenvolvimento”, explicou a secretária.

Os médicos alertam que para evitar as doenças causadas por bactérias e parasitas, é necessário tomar alguns cuidados com a higiene. Para isso, deve-se lavar bem as mãos com sabonete várias vezes ao dia, principalmente antes das refeições e, evitar ficar esfregando os olhos e boca com as mãos sujas. Outro fator importante é a separação do uso das toalhas de banho e outros itens pessoais, como escovas de dente, sabonete, roupas de cama, que cada membro da família deve ter o seu.

Sintomas mais comuns

Tracoma: Atinge os olhos, que passam a ficar vermelhos, lacrimejantes e com secreção, coçam, com sensação de areia e intolerância à luz.

Verminose: A doença pode causar anemia, perda de peso, dores abdominais, sangramentos intestinais e diarréias frequentes.

Hanseníase: Apresenta manchas ou placas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas (com diminuição da sensibilidade), dormência nos pés, caroços avermelhados ou castanhos na pele.

Caso esses sintomas forem detectados, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Relacionados