Saúde de Itapevi é destaque no IEGM

No início do mês de outubro, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) apresentou os resultados do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) referente ao ano de 2014. Diante de todos os setores que foram analisados, o setor da Saúde se colocou entre o grupo que apresentou melhorias mais significantes.

A pesquisa foi composta a partir de 154 quesitos divididos em sete áreas temáticas (educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, proteção ao meio ambiente, cidadãos e governança da tecnologia da informação). A partir deste panorama, os setores foram avaliados a partir da efetividade e eficácia de suas respectivas ações.

Após a apuração dos elementos, a Gestão Municipal de Itapevi na área da Saúde foi avaliada como ‘muito efetiva’. A saúde recebe recursos do ministério da saúde que são revertidos em melhorias como equipamentos, obras, reformas nas unidades de saúde, além da construção de uma nova UBS. A prefeitura, no entanto é responsável por mais de 70% do financiamento das ações da Saúde.

Um fator importante que contribui para o aumento da efetividade da gestão é a qualificação profissional, que vem sendo realizada com uma série de ações educativas e oferta de cursos para os servidores da área visando melhorar o atendimento. Outro fator são as ações de fiscalização intensa dos serviços oferecidos, que gera melhoria na qualidade da saúde pública oferecida aos cidadãos.

A secretária da Saúde, Maria Dalva Amim dos Santos, destacou a importância e o significado desse índice para a cidade.  “Este índice é resultado de um trabalho árduo que segue sendo realizado pela Prefeitura em conjunto com a Secretaria de Saúde. É excelente ter um reconhecimento das ações de promoção à saúde que são colocadas em prática e o melhor beneficiado é o cidadão itapeviense que pode contar com um serviço público de qualidade”, acrescentou. 

Relacionados