SAMU de Itapevi é valorizado com nova base

Nova_base_SamuSituada na região central da cidade em um espaço de cerca de 145 m², a nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Itapevi tem proporcionado melhores condições de trabalho aos profissionais da Saúde.

A base dispõe de salas de regulação, coordenação, reunião, administração, três dormitórios (masculino, feminino e para suporte avançado), vestiário, almoxarifado e copa.

De acordo com a prefeita Dra. Ruth Banholzer, o remanejamento da equipe, que antes ocupava um espaço provisório, tem beneficiado não somente a população da cidade, mas outros moradores da região, visto que o SAMU Itapevi é a Central Reguladora do Serviço e também atende a Carapicuíba, Vargem Grande Paulista, Cotia e Pirapora do Bom Jesus.

“Nossos profissionais estão comprometidos com a população e, por isso, nossa meta é proporcionar a eles cada vez mais condições de trabalho. Afinal, o principal beneficiado com os investimentos é o cidadão da Região Oeste, que passa a contar com um serviço ainda melhor”, comenta.

 

Serviço

O SAMU é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. O serviço funciona 24 horas por dia, com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

Quando necessário, a equipe ainda aciona e conta com a presença do helicóptero Águia 4 da Polícia Militar, como aconteceu no mês de abril, em um acidente de trânsito no Parque Suburbano. A aeronave acompanhou o trabalho da equipe do SAMU, que prestou os primeiros socorros a um munícipe.

O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre os primeiros procedimentos. 

Recentemente, o SAMU ainda foi incorporado à Rede Integrada de Radiocomunicação, que, por meio do número 199, unificou e agilizou o serviço realizado por diversos departamentos da Prefeitura, tais como a Guarda, o Demutran, o Pronto Socorro, a Defesa Civil e o Departamento de Fiscalização de Posturas.

Além da nova base, instalada em uma área dentro das dependências do Pronto Socorro Municipal – na rua José Michelotti, 300, Cidade Saúde -, o SAMU de Itapevi dispõe de seis viaturas, sendo cinco Unidades de Suporte Básico e uma Unidade de Suporte Avançado, bem como uma ambulância comum, um veículo Uno, para uso administrativo, e uma motolância.

 

Relacionados