PS Central de Itapevi implanta triagem inicial no atendimento

Mais uma ação que visa qualificar o atendimento de saúde ao munícipe de Itapevi já está em andamento. O Pronto Socorro Central recebeu neste mês de junho uma Escala de Classificação de Risco, desenvolvida pela Secretaria da Saúde, que prevê o acolhimento dos pacientes da sua chegada ao direcionamento específico para tratamento médico, de acordo com a emergência.

Trata-se de um sistema de triagem, onde o munícipe, ao dar entrada no PS, passa por uma avaliação inicial que mede os sinais vitais, sendo uma pré-consulta realizada pela enfermagem, onde a classificação em nível de urgência será fundamental no salvamento de vidas.

 

A escala considera o nível do risco do paciente e é simbolizado por cores, sendo roxo (ressuscitação imediata), vermelho (emergência), amarelo, verde e azul (semi-urgência, diante do quadro de avaliação dos profissionais). Os consultórios também recebem sinalização na porta.

 

Segundo o secretário da pasta, Sidney Sepulcre, as mais de mil pessoas que passam pelo PS Central diariamente terão mais qualidade no tratamento das efermidades, além da segurança na particularidade de cada caso. “Pronto Socorro com triagem, ou classificação de risco, é sinônimo de segurança e mais agilidade para os pacientes”, afirmou.

 

O funcionamento do sistema acontece, neste primeiro mês, de segunda a sexta-feira, das 07 às 19 horas, e já registra diminuição no tempo de espera. Com a chegada dos novos profissionais da Saúde, a Prefeitura de Itapevi deve ampliar o trabalho da triagem para todas as suas unidades, funcionando em tempo integral.

 

Esta novidade vem acompanhada da informatização da rede municipal de saúde de Itapevi. Agora, todas as informações dos munícipes que utilizam as unidades da cidade ficam concentradas em um sistema único para consulta geral dos profissionais, seja uma internação ou consulta nas especialidades oferecidas, podendo ser acessada pelo médico em tempo real a um atendimento.

Relacionados