ProJovem de Itapevi conscientiza adolescentes sobre abuso e exploração sexual

ProJovem_contra_abuso_exploracaoNoções de cidadania, respeito e autovalorização são temáticas tratadas diariamente pelo programa ProJovem Adolescente de Itapevi, junto a meninos e meninas de 15 a 18 anos de inúmeros bairros da cidade.

Sempre com apoio de instrutores treinados, os jovens têm acesso a importantes informações que direcionam suas ações durante a passagem para a fase adulta.

Nesta semana, os beneficiários do ProJovem participaram de ações relacionadas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00, no dia 18 de maio. A data é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.

O objetivo da ação é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. Segundo a secretária de Assistência Social e Cidadania, Ruth Gianezzi, “é preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”.

Com o intuito de divulgar e informar os munícipes, a pasta incluiu ações nos quatro Centros de Referencia da Assistência Social (CRAS), entre os dias 18 e 24 de maio. As atividades realizadas foram oficinas de sensibilização, roda de conversa, confecção de panfletos e mensagens com o tema abordado, “Varal de Combate”. O intuito das atividades era abordar e informar que denúncias podem ser feitas através do Disque Denúncia e também do Conselho Tutelar. Desta forma, qualquer pessoa pode relatar os abusos contra crianças e adolescentes.

Para o prefeito Jaci Tadeu, ações como esta são importantes, pois levam a informação ao público alvo, ou seja, a quem ela favorece. “Realizando esse tipo de ação com nossos jovens, fazemos com que eles se conscientizem e possam agir em algum caso desse tipo”, afirmou. Os adolescentes também realizaram uma parada em frente ao Centro de Referência da Juventude (CRJ), onde panfletaram e conversaram com pessoas explicando sobre o dia 18 de maio e divulgando a campanha.

O combate ao abuso e exploração sexual de crianças acontece nacionalmente no dia 18 de maio, data em que uma menina com oito anos, em 1973, desapareceu. Drogada, espancada, violentada e morta, a menina foi vítima brutal do silencio de uma sociedade conservadora, que absolveu seus supostos assassinos.

Relacionados