Projeto Parceiros do SAMU entra em seu segundo ano

Projeto_Parceiros_SAMU2Sucesso em 2010, o projeto Parceiros do SAMU, desenvolvido pela equipe do SAMU de Itapevi, entra em seu segundo ano e deverá retomar as atividades em escolas, empresas e instituições nas próximas semanas. De acordo com a Secretaria de Higiene e Saúde, os interessados em agendar uma visita da equipe do projeto, formada por enfermeiros e auxiliares de enfermagem e ambulância, devem entrar em contato pelo e-mail: [email protected] e informar dados como nome, endereço, telefone e e-mail.

O contato também poderá ser efetuado pelo número de telefone 4143-8600 ou pelo fax 4205-2037.

No ano passado, centenas de alunos de diversas escolas municipais – como os CEMEBs Luiz Antonio de Oliveira, Cândido Portinari, Dona Floriza Nunes de Camargo, Vinicius de Moraes e Adolpho Pinheiro Machado -, foram alcançados pelo projeto, cujo objetivo é conscientizar a população de como e quando acionar o serviço de atendimento médico de urgência diminuindo, assim, a ocorrência de chamadas indevidas, os chamados trotes telefônicos.

“Os trotes atrapalham a prestação do serviço à população e nossa intenção é justamente conscientizar crianças, jovens e adultos para que acionem o SAMU com responsabilidade. Iniciamos este trabalho em 2010 e foi um verdadeiro sucesso, por isso, estamos dando prosseguimento ao projeto este ano, alcançando mais inúmeras famílias”, explica a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

Nas visitas, além de conhecer de perto o trabalho realizado diariamente pelo SAMU na região, o público tem a oportunidade de entrar em uma ambulância do órgão e assistir a simulações de atendimento.

 

SAMU

O SAMU é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. O serviço funciona 24 horas por dia, com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. Realiza também o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas.

Em Itapevi, a central reguladora do SAMU foi inaugurada pela Prefeitura em 2006, e, desde então, a população da cidade e de outros municípios da região – em um total de 1 milhão de habitantes – passou a ter acesso a um serviço de atendimento médico de urgência de qualidade. Em 2010, no entanto, os profissionais receberam uma nova base, situada nas dependências do Pronto-Socorro Central. Também no ano passado, o SAMU foi incorporado à Rede Integrada de Radiocomunicação, que, por meio do número 199, unificou e agilizou o serviço realizado por diversos departamentos da Prefeitura, tais como a Guarda, o Demutran, o Pronto-Socorro, a Defesa Civil e o Departamento de Fiscalização de Posturas.

Relacionados