Projeto ensina primeiros socorros a 200 estudantes de Itapevi

Nesta sexta-feira (15), 200 estudantes de Itapevi se formaram no projeto SAMU nas Escolas, que ensina primeiros socorros a alunos da rede municipal. Esta foi a primeira turma capacitada, composta por alunos do 4º ano do ensino fundamental. A cerimônia foi realizada na Câmara de Vereadores.

O objetivo do programa é reduzir o número de trotes ao Serviço, por meio de orientação e conscientizando das crianças sobre o uso correto do SAMU 192, além de ensinar como prevenir acidentes domésticos e de trânsito.  O projeto é realizado em parceria com as secretarias de Educação e Saúde de Itapevi.  O aprendizado começou no início de abril. 

Os estudantes beneficiados são dos Cemebs Jornalista João Valério de Paula Neto, em Amador Bueno e Professor Benedito Antônio dos Santos, no Cardoso. Ao todo, eles assistiram a 20 horas de aulas, às segundas e sextas-feiras. Em agosto, novas turmas serão formadas. 

Programa Parceiros do SAMU

A ação integra o programa Parceiros do SAMU, surgido da necessidade de orientar as pessoas sobre como e quando acionar as equipes de atendimento móvel de urgência. 

Profissionais do SAMU realizam periodicamente visitas a escolas, empresas e entidades assistenciais prestando orientações sobre o trabalho realizado pelo departamento. 

A iniciativa também tem como objetivo reduzir o número de trotes recebidos pelo SAMU, que prejudicam o atendimento de quem realmente necessita.

Desde sua criação em 2010, o Parceiros do SAMU já realizou atividades em diversas escolas municipais, conscientizando milhares de crianças, além de palestras realizadas em empresas. Para receber uma visita do programa, basta entrar em contato pelos telefones 4143-8200 e 4205-2037 ou pelo e-mail [email protected].

Sobre o SAMU Itapevi

Com um quadro de 85 profissionais, o SAMU Itapevi cobre uma área de 83 km² e uma população média de 229.502 habitantes, segundo informações do Censo 2017(Fundo Nacional de Saúde). A equipe é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores, telefonistas, rádio operador, administrativos e serviços gerais.

O SAMU Regional Oeste tem hoje quatro equipes no período diurno e três noturnas, além de quatro Unidades de Suporte Básico de Vida, uma Unidade de Suporte Avançado e uma motolância. O serviço pode ser acionado pelo número 192 e o atendimento é feito 24 horas por dia.

Além de Itapevi, o serviço atende outras cinco cidades da região (Jandira, Carapicuíba, Cotia, Pirapora do Bom Jesus e Vargem Grande Paulista). Os recursos do SAMU são repassados pelo governo federal à Prefeitura de Itapevi, que administra o serviço por meio da Secretaria de Saúde e Bem-Estar.

 

Relacionados