Projeto de Urbanização do Areião, em Itapevi, poderá ser concluído neste primeiro semestre

Jaci_reuniao_AreiaoEm reunião com secretários municipais e representantes das empresas envolvidas com o projeto de Urbanização Integrada do Areião, o vice-prefeito de Itapevi, Jaci Tadeu, anunciou que as obras no bairro poderão ser concluídas até o final do primeiro semestre deste ano.

Promovido em parceria com o Governo Federal, o projeto de Urbanização tem transformado a vida de milhares de pessoas, por meio de ações como canalização do córrego que corta o bairro, construção de novas moradias, remoção de famílias que residiam em áreas de risco e amplo apoio sócio-educacional.

“Entramos na fase final deste imenso projeto que nos últimos anos vem trazendo dignidade aos moradores do Areião. Nossa previsão é de que possamos concluir as obras ainda neste primeiro semestre, entregando à população local um bairro com cara de bairro, saneamento básico, asfalto na porta de casa e muito mais qualidade de vida”, afirmou, nessa terça-feira (24), o vice-prefeito, no Centro Comunitário do Areião.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, nesta última etapa do projeto, serão efetuadas a drenagem e pavimentação das ruas, assim como a ligação da rede de água e esgoto por parte da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

A urbanização do bairro é um sonho antigo da população do Areião, e seu processo está em andamento desde 2001, quando a administração municipal iniciou estudos para a viabilização do projeto. As obras são realizadas graças a uma parceria entre a Prefeitura, o Governo Federal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, sendo destinados recursos no valor aproximado de R$ 16 milhões.

Como um dos principais resultados da Urbanização, está a criação do bairro Vila da Paz, onde atualmente vivem com muito mais dignidade centenas de famílias removidas do Areião. O nome do novo bairro, inclusive, partiu dos próprios moradores, como forma de retratar sua nova realidade de vida.

Relacionados