Projeto de Marcos Neves para agilizar marcação de consultas é aprovado na Assembleia

O Projeto de Lei 188/2016, do deputado Marcos Neves, que garante o acesso da rede pública de saúde ao sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), acaba de ser aprovado. Segundo o PL, as próprias unidades básicas de saúde dos municípios com mais de 100 mil habitantes deverão fazer o agendamento de consultas e de exames laboratoriais pelo sistema CROSS. Aprovado, o projeto beneficia diretamente 76 municípios do Estado.

Atualmente, o cidadão vai até a unidade básica de saúde e espera meses e meses por uma ligação da central de agendamento para ter sua consulta marcada. Tal procedimento gera uma série de transtornos, pois a guia pode ser perdida ou o usuário pode trocar o telefone, por exemplo. Além disso, este processo provoca demora em agendar o atendimento.

“Trabalhei muito pela aprovação desse Projeto de Lei. Ele garante que o encaminhamento seja feito já na unidade básica de saúde, para evitar qualquer tipo de dificuldade. É a necessidade da rede de saúde de informatizar o agendamento. Hoje, cidades como Carapicuíba não têm esse agendamento informatizado na unidade básica de saúde e precisa ter para aperfeiçoar o atendimento. O sistema CROSS garante rapidez e comodidade para o cidadão que procura atendimento na rede pública de saúde”, explica o deputado Marcos Neves.

Ainda segundo o texto do Projeto de Lei, a secretaria Estadual de Saúde se encarrega de promover treinamento e capacitação para os servidores das unidades básicas de saúde, para facilitar o acesso rápido ao sistema.

Criado em agosto de 2010, pela Secretaria de Estado da Saúde, a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde tem como função administrar o acesso na área hospitalar e ambulatorial. Um ajuste da oferta assistencial disponível às necessidades do cidadão. A adesão dos municípios ao sistema contribui significativamente para a assistência integral.

“O acesso ao atendimento nos equipamentos de saúde é uma necessidade básica do ser humano”, avalia o deputado, “e o sistema CROSS garante a distribuição da oferta no setor de saúde, com agilidade na marcação de consultas e dignidade para o paciente que procura o equipamento de saúde pública”, finaliza Marcos Neves.

 

 

Relacionados