PROGRAMA SOCIAL PARA JOVENS É DESENVOLVIDO COM SUCESSO EM ITAPEVI

Atividades_PROTEJO_1Atividades do PROTEJO beneficiam 125 jovens do Jardim Paulista e Jardim Santa Rita 

 A Prefeitura de Itapevi prossegue com as atividades do Programa de Proteção aos Jovens em Território Vulnerável (PROTEJO), realizadas em parceria com o Governo Federal. Atualmente, 125 jovens da cidade, todos com idades entre 15 e 24 anos e pertencentes aos bairros Jardim Paulista e Jardim Santa Rita, são beneficiados com a iniciativa.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, as atividades tiveram início no dia 08 de julho e têm como objetivo a formação cidadã por meio de práticas culturais, educacionais e esportivas, a fim de resgatar a auto-estima e a convivência pacífica dos jovens nas comunidades.  “Utilizando recursos oriundos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI) e do Ministério da Justiça, o PROTEJO visa afastar os jovens da influência dos entorpecentes e da criminalidade”, comenta a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

 Enquanto não se conclui a construção do Centro de Referência da Juventude (CRJ) em uma área de 300 m² situada na Cohab, que está sendo preparada para receber o programa, os cursos, ministrados pelo Instituto ProQuali, acontecem provisoriamente nos CEMEBs Bemvindo Moreira Nery e Monteiro Lobato, gentilmente cedidos pela Secretaria de Educação e Cultura. Os jovens realizam um documentário livre sobre os aspectos que julgam interessantes em suas próprias comunidades. O trabalho é composto de pesquisas, jornais impressos, reportagens, peças de teatro e manifestações culturais, tudo para que cada jovem possa expressar sua visão quanto ao lugar onde vive. Também é realizado pelos adolescentes a produção de telejornais, em um projeto batizado de “Jornal Falado”, estimulando, assim, a capacidade de comunicação, criatividade, leitura e liderança nos participantes.

 Segundo a secretária de assistência social e cidadania, Ruth Gianezzi, a previsão é de que a primeira turma conclua o curso em julho de 2010, o que deve acarretar na abertura de novas vagas no segundo semestre do ano que vem. “Nosso município possui uma parcela significativa de jovens em situação de vulnerabilidade e, conseqüentemente sob o risco de exclusão social. Portanto, precisamos agir com seriedade, como estamos fazendo”, afirma a secretária.

 Atividades_PROTEJO_2No dia 23 de julho, o consultor da Secretaria Nacional da Segurança Pública do Ministério da Justiça, Juliano Inácio Vallejo, esteve em Itapevi para acompanhar o desenvolvimento do PROTEJO na cidade. O consultor se surpreendeu com o resultado positivo realizado no município. “Acho muito importante acompanhar tudo de perto e, principalmente, sentir a realidade de cada município. Para chegar em Itapevi, eu utilizei o trem como meio de transporte e, ao desembarcar, fiquei satisfeito com o resultado da implantação dos projetos”, avaliou Juliano, na ocasião.

 De acordo com o Mapa da Violência IV – Unesco_2008 (Dados Base 2006), aproximadamente oito mil jovens com idades entre 15 e 24 anos não trabalham, nem estudam. Eles representam 20,3% da população nesta faixa etária e 19,96% da população total do município, segundo dados da Fundação SEADE. “A prefeita Dra. Ruth está muito envolvida no processo de implantação do Pronasci, que já incluiu também a Central de Videomonitoramento. Isso, com certeza, faz toda a diferença”, conclui Ruth.

Relacionados