Programa Sexta Feliz completa um ano com aprovação de estudantes

O programa Sexta Feliz completou, neste mês de março, um ano de existência  – com a aprovação de alunos e educadores da rede municipal de ensino. 

Criado pela Prefeitura de Itapevi para reforçar a alimentação dos estudantes, o programa distribui kits com lanches para que eles possam levá-los para casa depois da merenda.

Toda semana, são beneficiadas 30 mil crianças que estudam na Educação Infantil (Maternal, Berçário I e II e Pré I e II) e no Ensino Fundamental Ciclo I (1º a 5º ano). 

“É muito legal. Na sexta-feira, podemos trazer brinquedos e também ganhamos o lanchinho. Adoro o suco de goiaba, é o meu preferido”, conta a pequena Mikaele Lima de Freitas, 6, aluna do 1º ano.

São oito variações de lanches: suco e pão com frios; suco e frutas (maçã, banana ou mexerica, dependendo da estação); suco e biscoitos; e suco e bolo. Em períodos de frio ou inverno, os sucos são substituídos por achocolatado.

A Prefeitura adotou o programa após identificar que muitas pais de alunos não têm condições de prover refeições regulares aos seus filhos, o que faz com que esses estudantes frequentem a escola para se alimentar. 

“As crianças adoram e a medida ajudou a reduzir o índice de faltas às sextas-feiras. Os alunos já chegam todos animados, sabendo que vão ganhar o mimo”, explica Janaína de Azevedo, vice-diretora do Cemeb Paulo Freire.

Refeições de qualidade

Estrogonofe, escondidinho e macarrão oriental. O cardápio variado, típico de um restaurante, é servido nas escolas da rede municipal de Itapevi desde o início do ano letivo de 2018.

As variações do cardápio e os pratos foram definidos por nutricionistas e técnicos da Secretaria de Educação e Cultura da cidade e da empresa terceirizada que presta serviços de alimentação escolar para o município. 

Fazem parte do cardápio estrogonofe de carne bovina e frango, escondidinho de carne bovina e frango, galinhada, frango asiático, carne asiática, polenta com ragu de carne moída, arroz carreteiro, risoto da fazenda, frango com quiabo, moqueca de peixe, baião de dois, dentre outros pratos.

Todas as receitas foram testadas pela equipe de nutricionistas e apresentadas às merendeiras, que foram orientadas para realizar a correta produção dos alimentos. 

A Prefeitura de Itapevi fornece cerca de 60 mil refeições diariamente, entre café da manhã, almoço e lanche da tarde, além de jantar e ceia para os matriculados nas creches noturnas.

A alimentação diária é oferecida a todos os alunos da rede municipal de ensino, desde as crianças do berçário até os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Balanceado e controlado por nutricionistas, o cardápio semanal oferece ainda bebida láctea, achocolatado, biscoitos, sucos, iogurte, pão integral, geleia, margarina, requeijão, arroz, feijão, macarrão, carne bovina, frango, peixe, ovos, verduras e legumes, bolo e frutas da estação.

Relacionados