Programa Escola no Legislativo inicia nova fase com participação de escolas particulares

O Programa Escola no Legislativo (PEL) iniciou nova fase neste segundo semestre com a inclusão das escolas particulares de Itapevi, a começar pelo Colégio Nova Geração. Nesta quarta-feira, dia 5, a coordenadora do PEL, Leda Cordeiro, visitou a escola para convidar os alunos dos nonos anos a visitar a Câmara Municipal de Itapevi.

Na ocasião, a equipe do PEL foi recepcionada pela diretora Tania Regina Moreno Neri, que confirmou a visita de 81 alunos para o próximo dia 18 de agosto.

Desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Itapevi, o programa foi criado, em 2007, por meio da Lei Municipal 1.899, com o objetivo de promover a educação e o exercício da cidadania, visando dar um maior conhecimento às crianças e adolescentes sobre a história da cidade e o funcionamento do Poder Legislativo.

O PEL atende crianças do 5º ano de CEMEB’s, associações, rede particular de ensino e escolas estaduais interessadas (9º ano). O programa é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Itapevi. 

Antes da visita dos alunos até a Câmara Municipal, a equipe do PEL vai até a escola para ter uma pequena reunião com a equipe pedagógica. Neste momento, é disponibilizado aos alunos e professores o material do Programa Escola no Legislativo.

A visita dos alunos ocorre às terças-feiras, a partir das 8h30, quando os alunos têm a oportunidade de conhecer o Processo Legislativo, o funcionamento dos gabinetes, assistem a sessão, interagirem com os vereadores e também, desenvolverem atividades relacionadas ao assunto. Para finalizar é feita a Culminância nas Escolas, onde os alunos realizam um trabalho sobre todas as etapas que participaram. Todo esse processo funciona como uma “iniciação política” com o intuito de formar cidadãos conscientes.

Relacionados