Programa Escola no Legislativo atenderá mais de 1,2 mil estudantes de Itapevi em 2017

Realizado em parceria entra a Câmara e a Prefeitura, o Programa Escola no Legislativo (PEL) estimula estudantes a visitar a Câmara para aprender sobre as atividades do Legislativo, educando para o exercício da cidadania e aumentando o conhecimento das crianças e adolescentes do município sobre o funcionamento das instituições políticas.

Nesta segunda-feira (14), 120 estudantes dos 3º, 4º e 5º anos acompanharam o encerramento das atividades do projeto no Cemeb Roberval Luiz Mendes da Silva, no Parque Mira Flores. O programa, porém, está longe de acabar.

Até o final de novembro, quando se encerra em definitivo, o Escola no Legislativo terá atendido 28 unidades educacionais públicas e privadas  – 16 unidades foram atendidas até o último dia 8 de agosto. Ao todo, 1.260 alunos participam da ação.

“O processo é importante porque permite um retorno, uma interação entre os estudantes-cidadãos e os parlamentares. Algumas dessas atividades, como a elaboração de cartas, tornam-se requerimentos, ofícios e rendem visitas aos bairros para que sejam tomadas as medidas necessárias pelos vereadores”, disse Paulo Aparecido dos Santos, coordenador do programa pela Secretaria de Educação e Cultura, pasta responsável pela realização do programa junto à Câmara.

No Cemeb Roberval da Silva, os estudantes receberam a visita dos vereadores Rafael Alan, Dênis Lucas e Mariza Martins, que responderam questionamentos dos estudantes sobre o funcionamento da Câmara Municipal. “As crianças em nossa escola fizeram um amplo estudo e pesquisaram sobre o município e os poderes Executivo e Legislativo. Com a vinda dos parlamentares, elas veem na prática o conteúdo estudado”, resumiu a diretora da escola, Roseli Scorsi.

O programa define que, após a visita dos estudantes à Câmara, eles sejam estimulados a fazerem atividades em sala de aula, como escreverem cartas para os vereadores, que, por sua, vez são convidados a irem até as escolas para darem uma devolutiva do trabalho realizado.

Santos falou sobre as ações realizadas com as crianças na Câmara. “Lá, elas assistem à uma pequena palestra sobre os emancipadores, conhecem o ex-presidente da Câmara, aprendem sobre a função dos vereadores, o que são as moções e como funcionam os três Poderes”, disse.  “Os alunos assistem parte da sessão ordinária e depois apresentam, em seu Cemeb, uma atividade relacionada com o tema, como elaboração de cartas, peças de teatro, vídeos, pesquisas de campo, paródias, músicas, etc”, explicou.

A responsável pelo programa na Câmara, leda Cordeiro, explica que o Legislativo é responsável por oferecer transporte, alimentação, preparar e recepcionar os estudantes para conhecerem os gabinetes e outros espaço da Casa, além de supervisionar e entregar os certificados de visita. “Junto à Secretaria de Educação, vamos definindo um cronograma de visita dos vereadores às escolas para fazermos um balanço do que foi aprendido e quais os resultados dessa experiência”, afirmou.

Para Leandro Dantas, pai de Emanuele Dantas, 9, estudante da unidade, o encerramento coroou a dedicação da filha nas pesquisas. “A escola incumbiu as crianças e familiares de fazerem pesquisas para sabermos mais sobre o município e o funcionamento dos poderes constituídos. Isso é importante porque nos torna cidadãos mais comprometidos e conscientes do nosso dever”, resumiu.

O Escola no Legislativo é realizado desde 2008. De lá para cá, o programa atendeu 14.973 alunos de 4º e 5º anos de todas as escolas municipais de ensino fundamental e especial.

Relacionados