PROGRAMA EM PARCERIA COM A PREFEITURA OFERECE OPORTUNIDADES DE ESTÁGIO EM ITAPEVI

_Programa_JovemCerca de 20 pessoas são atendidas diariamente pelo programa Jovem Cidadão no PAT de Itapevi

Jovens itapevienses com idades entre 16 e 21 anos, regulamente matriculados no 2º ou 3º ano do Ensino Médio de qualquer escola da rede pública da região metropolitana de São Paulo, contam com um grande auxílio para ingressar no mercado de trabalho.

 

Graças a uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, é desenvolvido em Itapevi o programa Jovem Cidadão que tem como objetivo garantir a entrada de alunos das escolas estaduais no competitivo mundo do trabalho por meio de estágio remunerado.

De acordo com a prefeita Dra. Ruth Banholzer, o programa tem sido um sucesso na cidade e somente no ano passado foi responsável pela inclusão profissional de centenas de jovens. “A falta de experiência profissional é, atualmente, a principal causa do desemprego juvenil. Por isso, o Jovem Cidadão representa uma ótima oportunidade para o início de uma carreira profissional, ao oferecer a primeira vivência do jovem no mercado de trabalho”, comenta Dra. Ruth.

Segundo informações da Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Social, diariamente cerca de 20 jovens procuram o PAT para se cadastrar ou se apresentar em convocações do programa. O estágio, que pode ser de quatro, cinco ou seis horas diárias durante cinco dias por semana, tem a duração de 6 meses, podendo ser prorrogado por mais 6 meses conforme solicitação do empregador.

Além de obter mais experiência profissional em setores da iniciativa privada, o jovem também recebe uma bolsa-auxílio no valor de no mínimo R$ 1,89 por hora de estágio e vale-transporte (caso necessário) por parte da empresa, assim como R$ 65,00 e Seguro de Vida por parte do Governo do Estado.

As inscrições para o programa podem ser efetuadas de segunda à sexta-feira, das 08 às 17h, na unidade do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Itapevi, situada à avenida Presidente Vargas, 88, Vila Nova Itapevi. É necessária a apresentação dos documentos pessoais, como R.G., CPF, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor.

Os alunos da 3° ano poderão ser convocados até 31 de maio. Já o jovem que estiver cursando o 2° ano poderá ser convocado no período entre 1 de junho e 31 de dezembro. Empresas interessadas em participar do programa também podem se inscrever no PAT Itapevi ou no site do Jovem Cidadão (www.meuprimeirotrabalho.sp.gov.br). Mais informações: 4143-8888.

Relacionados