Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) ganha cartilha em Itapevi

Na noite dessa quinta-feira (23), o auditório do Centro de Formação dos Professores Anísio Spínola Teixeira recebeu o lançamento oficial da Cartilha para o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), desenvolvida pela Prefeitura de Itapevi.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Ruth Gianezzi, falou da importância de multiplicar a informação para as diversas esferas da sociedade. “Nós somos representantes e devemos estar preparados para trabalhar os ideais do PETI em conjunto, porque isso é uma política pública. Eu tenho certeza de que com a cartilha, nós teremos um outro olhar para trabalhar com a erradicação do trabalho infantil”, disse a secretária da pasta responsável pela criação da Cartilha.

O encontro contou com a presença da secretária de Educação, Lilian Braga, além de diretores, coordenadores, professores, representantes de entidades sociais, dos conselhos de direitos e de munícipes, que assistiram a uma peça realizada pela Companhia Zazarte de Teatro. Sob o tema “Quando eu crescer eu quero ser…” os atores mostraram como o trabalho infantil acontece na sociedade, e os diversos pontos de vista dos agentes participativos da exploração.

A vereadora Camila Godói participou do lançamento oficial e parabenizou a iniciativa da Prefeitura por desenvolver um trabalho de forma integrada. “Sabemos que o PETI é um programa feito por diversas secretarias, e ver tantos professores e diretores aqui é ter certeza de que estamos realizando com seriedade à erradicação do trabalho infantil, pois são eles que estão na linha de frente junto às crianças”, disse a vereadora.

Apresentada pela equipe técnica do PETI, a Cartilha contém informações que ajudam a identificar situações que oferecem riscos às crianças e adolescentes, além de esclarecer o que caracteriza o trabalho infantil e onde buscar ajuda no município.

Presente ao evento, a secretária de Governo, Ruth Banholzer, salientou que o trabalho voltado à proteção da criança e do adolescente vem sendo desenvolvido de forma séria e com parcerias. “Dentro da equipe, que está à frente dessa cartilha, nós temos pessoas de diversas secretarias, porque essas crianças precisam de ajuda. E cada um deles deixou sua contribuição para que mais pessoas tenham a consciência de que crianças devem brincar, estudar e crescer, e não trabalhar”, afirmou Ruth.

Relacionados