Programa da Prefeitura prepara população vulnerável para o mercado de trabalho

Em parceria com o Ministério da Cidadania, a Prefeitura de Itapevi dá início, na segunda-feira (8), ao cadastro para interessados em participar do programa Acessuas -Trabalho, que tem como objetivo ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social a retornar ao mercado profissional.

O cadastro deve ser feito até o dia 12 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) de Itapevi. Podem participar da ação beneficiários dos programas sociais (Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada, dentre outros), com idades de 14 a 59 anos. Os interessados devem estar munidos de RG, CPF, comprovante de residência atualizado e o número de identificação social (NIS)

Sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania do município, serão criadas turmas de 15 a 25 pessoas que participarão de oficinas e palestras sobre desenvolvimento de habilidades e orientação para o mercado de trabalho. Cada turma participará de seis a oito encontros. A meta do programa é atender cerca de 500 pessoas, ao longo de dois anos (2019 e 2020).

Realizado em parceria com a secretaria de Desenvolvimento Econômico, o programa permite que participantes com mais de 75% de presença nas oficinas sejam encaminhados para participar dos processos seletivos de vagas disponibilizadas pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).

“Vamos promover oficinas para desenvolver habilidades individuais, dar orientações sobre como se comportar em entrevistas de emprego, questões de autoestima, imagem profissional, confiança, trabalho formal, inserção no mercado de trabalho e formatação de currículo”, explica Jéssica Viana, assistente social da Prefeitura.

O cadastro pode ser feito nos seguintes endereços:

 

CRAS Amador Bueno

Rua Francisco Rodrigues Paes, 49 – Amador Bueno –  Tel. 11 4144-1587

CRAS Engenheiro Cardoso

Rua Rosangela Mariana de Lima, 266 – Eng. Cardoso – Tel. 11 4143-4980

CRAS Jardim Maristela

Av. Pedro Paulino, 422 – Cohab I – Tel. 4142-7323

CRAS Vila Aurora

Rua Américo Valentim Cristianini, 420 – Vl Aurora – Tel. 4142-5769

Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania

Rua Escolástica Chaluppe, 154 – Centro – Tel. 11 4143-9700

 

Novo Emprego

A Prefeitura tem trabalhado de maneira permanente para gerar oportunidades de trabalho e ajudar a população de Itapevi a voltar ao mercado. Um exemplo é o programa Novo Emprego.

A iniciativa tem como objetivo proporcionar a qualificação profissional e de renda a até 430 trabalhadores integrantes da população desempregada residentes na cidade de Itapevi. Mais de 200 deles já iniciaram as atividades.

O participante do programa tem direito aos seguintes benefícios: 1) recebimento de bolsa auxílio-desemprego; 2) recebimento mensal de auxílio-transporte; 3) recebimento mensal de auxílio-alimentação; e 4) seguro de acidente pessoal e participação em palestras, cursos de qualificação profissional e/ou alfabetização definidos pela Prefeitura.

Relacionados