Programa Conexão Jovem de Itapevi inicia nova turma de bolsistas

Iniciou-se no sábado (04), mais uma turma de bolsistas do Programa Conexão Jovem, mantido pela Prefeitura de Itapevi desde 2005. A ação é uma oportunidade profissional aos jovens da cidade, destinado a estudantes de Ensino Médio regular ou Técnico da rede pública de ensino, que tenham entre 15 e 18 anos de idade.

Ao todo, 170 estudantes assinaram contratos com administração municipal, que agora recebem bolsa-auxílio no valor de R$ 500,00 e atuam nos setores públicos no período de 25 horas semanais. A cerimônia de assinatura aconteceu no salão da Comunidade Kolping Cristo Rei e contou com a presença de centenas de pessoas.

“Senhores pais, sintam-se orgulhosos de seus filhos, que são bons alunos e, com certeza, serão bons profissionais. Entre os aprovados, a média de acertos na prova foi altíssima, o que reforça o interesse desses estudantes e a importância do Programa Conexão Jovem em nossa cidade”, comentou o prefeito Jaci Tadeu.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Sandra Mendes, os jovens contratados serão distribuídos pelas secretarias e departamentos municipais, em especial a setores relacionados à tecnologia da informação. Os novos contratados foram selecionados entre mais de mil candidatos, que participaram de processo seletivo em maio.

Nesta semana, os bolsistas iniciaram o curso preparatório que definirá locais de trabalho, conforme a aptidão de cada funcionário. Para o primeiro colocado no processo seletivo, Hugo Almeida Soares (15 anos), o programa é como um curso profissionalizante. “Minha intenção é, futuramente, estudar Engenharia Civil e, a partir do Conexão Jovem, vou aproveitar a oportunidade e aprender bastante nesse período”, destacou o adolescente.

O presidente da Câmara, vereador Julio Portela, elogiou o trabalho desenvolvido pela Prefeitura e destacou a importância dos novos contratados aproveitarem a oportunidade. “Vocês passaram em um difícil teste de conhecimentos para estar aqui hoje. Aproveitem essa conquista e façam dela o início de uma longa e vitoriosa jornada”, destacou o vereador.

Único na região

Criado em 2005, o projeto Inclusão Jovem oferecia aos estudantes a oportunidade de estagiar nos laboratórios de informática das escolas da rede municipal de ensino de Itapevi. Nos três anos seguintes, o projeto garantiu qualificação a mais de mil jovens da cidade, que tiveram acesso às primeiras experiências profissionais com apoio da Prefeitura.

A partir de 2009, o projeto foi ampliado e tornou-se um programa de governo, expandindo seu raio da atuação e permitindo que os bolsistas pudessem atuar nos demais setores da Prefeitura. “A administração municipal está de parabéns por manter e aumentar o programa Conexão Jovem. Itapevi é a única cidade da região a oferecer esta ferramenta e profissionalizar adolescentes do próprio município”, ressaltou o vice-prefeito Fláudio Limas.

A secretária de Governo, Ruth Banholzer, ressaltou que a criação do programa oferece aos adolescentes um maior preparo para o mercado de trabalho. “Foi a partir desse programa que descobrimos grandes valores entre nossos cidadãos. Muitos dos que passaram pelo Programa Conexão Jovem hoje atuam profissionalmente na Prefeitura e em empresas da região e isso é motivo de orgulho para nós”, destacou a secretária.

Participaram da cerimônia os secretários Joaquim Henrique (Esportes e Lazer), Fábio Andrade (Administração), Maria Dalva Amim (Saúde), Francisco Eleutério (Habitação), Israel Marques (Trânsito e Transportes) e Patrick Oliver (Receita), além dos vereadores Paulo Rogiério (Prof. Paulinho), Inácia Nunes, Alexandre Rodrigues, Ivonildo Andrade (Chambinho) e Cláudio Lopes (Tico).

Relacionados