Profissionais do SAMU Itapevi passam por capacitação

SAMUe_AguiaIntegrantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da unidade de Itapevi iniciaram no mês de outubro um curso de capacitação de Suporte Básico de Vida, voltados para condutores de veículos e auxiliares de enfermagem.

Em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Alemão Osvaldo Cruz, a capacitação é ministrada pela tutora e coordenadora de enfermagem, Edielza Rocha Vanderley Moreira, nas manhãs de terça e sexta-feira, na sede da UAB Itapevi, no CEMEB Bemvindo Moreira Nery, na Cohab.

No 1º módulo de aprendizagem, os profissionais obtém informações sobre os marcos históricos da Saúde Pública no Brasil, exercendo atividades em grupo e descrevendo a linha do tempo dos serviços de saúde prestados.

O curso se estende para a rede SAMU de todo o Brasil, envolvendo aulas teóricas e práticas, com cronograma previsto para término no mês de dezembro. Os certificados serão entregues somente após o cumprimento da carga horária de 160 horas.

“Os profissionais da Saúde que operam pelo SAMU realizam atendimentos de urgência e emergência em qualquer lugar, seja em residências, locais de trabalho ou vias públicas, além de, periodicamente, participarem de cursos de especializações”, afirmou a prefeita Dra. Ruth Banholzer, que também é médica.

Recentemente, o SAMU ainda foi incorporado à Rede Integrada de Radiocomunicação, que, por meio do número 199, unificou e agilizou o serviço realizado por diversos departamentos da Prefeitura, tais como a Guarda Municipal, o Demutran, o Pronto Socorro, a Defesa Civil e o Departamento de Fiscalização de Posturas.

A base de atendimento do SAMU fica na avenida José Michelotti, 300, no bairro Cidade Saúde. Além da Rede Integrada 199, o SAMU também pode ser acionado pelo telefone 192.

Importância no Atendimento de Urgência

Acionado em diversas ocorrências, o SAMU é um importante órgão no resgate urgente de vítimas de qualquer natureza. Na manhã da quarta-feira (27), uma senhora, de 77 anos, foi atropelada por um ônibus, na avenida Vale do Sol, no Jardim da Rainha, e teve um de seus braços fraturados.

Uma equipe do SAMU se dirigiu rapidamente ao local, enquanto a Central de Regulação acionou o helicóptero Águia 14, da Polícia Militar, que pousou no pátio externo do Pronto Socorro Central e aguardou a chegada da ambulância com a vítima, que foi levada a um hospital, na capital.

Relacionados