Profissionais da saúde de Itapevi participam de novos cursos de qualificação da Prefeitura

Profissionais da Secretaria da Saúde de Itapevi estão participando de cursos de formação e qualificação oferecidos pela Prefeitura. A iniciativa visa permitir avanços na qualidade de serviço prestado ao cidadão nas unidades de saúde espalhadas por Itapevi.

Na última semana, agentes de controle de endemias e agentes comunitários de saúde iniciaram uma série de encontros que visam a troca de experiências, com vistas a uma ação ainda mais preventiva em saúde. A primeira reunião ocorreu no auditório do Centro de Formação de Professores Anísio Spínola Teixeira, na quarta-feira (26).

Na ocasião, a secretária de Governo, Ruth Banholzer, falou sobre a importância das duas classes de profissionais no dia a dia do cidadão. “Os agentes de controle de endemias realizam um trabalho fundamental de prevenção a doenças como a dengue. Já os agentes comunitários são os profissionais mais próximos dos usuários, conhecem suas necessidades e as trazem para dentro das unidades de saúde”, explicou Dra. Ruth.

Segundo a secretária, o trabalho em conjunto e a multiplicação de conhecimentos contribui significativamente para com a gestão pública de saúde em Itapevi. Com esse objetivo, a Secretaria da Saúde vem estabelecendo encontros com outros grupos de profissionais.

No último dia 28, a pasta promoveu o primeiro encontro de Educação Permanente, desenvolvido para aprimorar o conhecimento da equipe de profissionais da Saúde da cidade. Com o tema Doenças Respiratórias – Bronquiolite, Asma e Tuberculose, a palestra contou com a presença de médicos pediatras e intercambistas do Programa Mais Médicos.

Ainda dentro do projeto, na terça-feira (01), médicos da área de ginecologia participaram da palestra Linha de Cuidado do Adolescente em Ginecologia. A ação abriu espaço para que os presentes debatessem questões sobre o tema e trocassem experiências.

Já na quarta-feira (02), aconteceu a abertura da ação do Programa DST AIDS, que oferece curso de capacitação em Teste Rápido de HIV, Sífilis e Hepatites Virais. As aulas, distribuídas em três dias, são destinadas a enfermeiros, dentistas, farmacêuticos e assistentes sociais da cidade e de municípios como Santana de Parnaíba, Embu Guaçu e Juquitiba.

Técnicos de enfermagem do Pronto-Socorro Central de Itapevi também participaram de um curso de capacitação promovido pela Secretaria de Saúde da Prefeitura.

Divididos em quatro turmas entre a segunda e terça-feira (31 de agosto e 01 de setembro), a capacitação tem como objetivo informar a equipe da enfermagem local quanto a importância da Nutrição Enteral (alimentação proporcionada por meio de cateter ou sonda) e sanar dúvidas sobre os procedimentos do cotidiano. A Nutrição Enteral pode prevenir e tratar doenças nutricionais, sendo capaz de reduzir o tempo de permanência do paciente no âmbito hospitalar.

O curso foi ministrado pelas nutricionistas da Prefeitura e da empresa fornecedora de dietas, que falaram sobre materiais utilizados para aproveitamento da ingestão, bem como métodos de higiene, e demonstração de alguns tipos de dietas utilizadas. Ao final do curso, os técnicos de enfermagem receberam um certificado de participação.

Relacionados