Profissionais da Educação de Itapevi participam de II Fórum de Práticas Inclusivas

Praticas_Inclusivas_ItapeviA Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, promoveu no último sábado (14), no CEMEB Tarsila do Amaral, o II Fórum de Práticas Inclusivas.

O evento, organizado pelo Núcleo Especializado de Educação Inclusiva (NEEI), departamento da Secretaria de Educação e Cultura, reuniu cerca de 250 participantes, entre eles, gestores, educadores e pais de alunos do município, e teve como objetivo a socialização e direcionamento de práticas de inclusão social.

Dentre as autoridades, estiveram presentes o vice-prefeito Jaci Tadeu da Silva, o secretário de Educação e Cultura, prof. Edgard José Fiusa e o vereador Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho). O evento foi acompanhado ainda pelas supervisoras escolares Dargery José Chaluppe, Soraya Bechara Lobo e Geralda Aparecida Moreira, além de Hantero Augusto Branco, presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Itapevi.

A coordenadora do NEEI, Maria Lúcia Dias Teles, iniciou as atividades agradecendo a presença de todos, enfatizando que a educação inclusiva em Itapevi caminha a passos largos, graças ao empenho de todos os profissionais envolvidos.

O secretário de Educação e Cultura, prof. Edgard José Fiusa complementou reconhecendo que o trabalho dos professores de inclusão não é fácil. “Parabenizo vocês por toda garra e empenho, e também, pela participação nesse encontro, que tem o objetivo de fazer com que compartilhemos o conhecimento e a troca de novas experiências, ressaltando sempre a importância da aceitação incondicional e o quanto é necessário sermos compreensivos e solidários com nossas crianças”, reforçou o secretário. 

Ao representar a prefeita Dra. Ruth Banholzer, o vice-prefeito Jaci Tadeu da Silva afirmou que todo o trabalho que é desenvolvido nas escolas municipais não seria concretizado se os professores não sonhassem e cultivassem o amor. “Cabe ao poder público dar condição, porém, sem a dedicação de cada profissional, todo esforço seria em vão. Desta forma, parabenizo a cada um de vocês por fazerem da educação de Itapevi referência na região”, enfatizou Jaci Tadeu.

O encontro foi marcado pela participação do público em um debate sobre autismo, disfunção que afeta a capacidade da pessoa em se comunicar, estabelecer relacionamentos e responder apropriadamente ao ambiente em que vive. Por meio de uma mesa redonda, os participantes trocaram informações sobre a doença, compartilhando ainda as experiências vividas em sala de aula e no convívio familiar.

Na sequência, os professores se dividiram em diversas oficinas para discutir os temas relacionados às deficiências auditiva, visual, intelectual, física e ao Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD). Em cada oficina, orientados pela equipe multidisciplinar do NEEI, os participantes foram orientados sobre as várias possibilidades de desenvolvimento das crianças bem como o aproveitamento do potencial humano.

 

Relacionados