PROERD FORMA 1,1 MIL ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ITAPEVI

formatura_proerd_2Programa da Polícia Militar é voltado ao combate às drogas e à violência

O Ginásio Municipal de Esportes recebeu, na sexta-feira (21), o encerramento de mais uma edição do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), mantido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo nas escolas municipais. Na ocasião, 1.131 alunos de 5.º ano de Ensino Fundamental de escolas de Itapevi receberam certificado de participação no programa.

O PROERD é realizado nas escolas com apoio de instrutores fardados e treinados pela Polícia Militar, que desenvolvem noções de auto-estima, controle de tensões e civilidade, além de técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros que incentivam o uso de drogas, em atividades ministradas durante as aulas.

“Não creio na repressão e sim na prevenção, por meio de ações educativas. Sabemos que violência e drogas não escolhem classe social ou sexo. O PROERD é uma vacina contra estes males”, afirmou o comandante do 20.º BPM, major Dorival Alves Filho, durante a solenidade. Participaram do curso alunos dos CEMEB’s José dos Santos Novaes, Prof. Paulo Freire, Prof. Paulo Mariano de Arruda, Vinicius de Moraes, Padre Giovani Cornaro e Ubiratan José Chaluppe, além das EM’s Vila Dr. Cardoso e Sempre Viva.

formatura_proerd_1A cerimônia de entrega dos certificados foi prestigiada pela prefeita Dra. Ruth Banholzer, pelo vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Urbano (Jaci Tadeu), pelos secretários Edgard José Fiusa (Educação e Cultura), Jaci Pinheiro (Emprego e Desenvolvimento Social), Ruth Gianezzi (Assistência Social e Cidadania), pelo comandante da Guarda Municipal, Kléber Maruxo, pelo chefe de Gabinete, Dorval Rodrigues, pelo diretor do Departamento de Educação, Fábio Andrade, pelo presidente da Câmara, Marcos Godoy (Teco) e pelos vereadores Cláudio Dutra, Adilson Peres, Fláudio Azevedo Limas, Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho), Sonia Salvarani, Roberval Mendes (Val) e Julio Portela.

Também acompanharam a solenidade a comandante da 3.ª Companhia da Polícia Militar, tenente Carolina Cassi Crivelaro, o representante do deputado estadual João Caramez, Luis Lopes, o presidente da OAB de Itapevi, Adalzijo da Silva, o presidente da ACITA, Roberto Rodrigues, o presidente do CONSEG, Amarildo de Oliveira, o presidente do CMDCA, Marcel Kraide e o presidente da Associação dos Deficiente de Itapevi, Antero Branco.

Durante a cerimônia, os professores das escolas participantes e as instrutoras do PROERD, soldado Mônica Chaves e cabo Regina de Oliveira, foram homenageadas por alunos e pela prefeita Dra. Ruth. “Vocês fazem um excelente trabalho junto aos nossos rapazes e moças, preparando-os para a sociedade, para que sejam multiplicadores de uma cultura de paz, longe da violência e das drogas”, disse Dra. Ruth.

 

Relacionados