Primeira turma de Projeto de jovens se forma em Itapevi

Formatura_ProtejoOrgulho, alegria e muita emoção marcaram a cerimônia de formatura da primeira turma do Projeto de Proteção aos Jovens em Território Vulnerável, que aconteceu na última sexta-feira (16), no espaço Cultural 930, em Itapevi. Confira as Fotos!!!

Implantado há um ano pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança, o projeto foi criado para atender jovens com idades entre 15 e 24 anos, oferecendo atividades e oficinas voltadas para a cidadania e desenvolvimento humano. Por meio destas práticas culturais e educacionais, o projeto tem ainda como foco principal afastar os jovens da influência dos entorpecentes e da criminalidade, a fim de resgatar a auto-estima e a convivência pacífica nas comunidades.

A cerimônia foi aberta com a apresentação de um vídeo institucional referente a 1ª Semana de Prevenção e Combate às Drogas, ação que aconteceu em Itapevi entre o final de abril e o início de maio, e contou com a participação maciça dos alunos do projeto. Na sequência, a jovem Gessiele Martins, representando os demais adolescentes, com muita emoção, saudou todos os presentes no evento. “O projeto começou sem sabermos ao certo o que era e com o passar do tempo, percebemos que era sério. Desta forma, gostaria de agradecer à prefeita Dra. Ruth Banholzer e ao Comandante Kléber Maruxo pelas oportunidades que nos foram dadas. Só não aproveitou quem não quis, pois quem levou a sério não se arrependeu, já que muitos colegas estão até empregados por conta da participação desse projeto”, revelou a jovem.

O secretário de Segurança e Comandante da Guarda Municipal de Itapevi, Kléber Ferreira Maruxo, retribuiu o agradecimento de Gessiele, dizendo que ele é quem tem que agradecer aos jovens pela participação, e que a implantação do projeto lhe trouxe muitos desafios. “Porém, com o apoio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, e o trabalho dos educadores e de todos aqueles que dedicaram seu tempo, o projeto se concretizou com sucesso. Esta formatura é a primeira entre muitas que acontecerão na vida de vocês, portanto, sigam em frente, pois Itapevi acredita no potencial de cada um”, declarou Maruxo.

Representando a Câmara, o vereador Luciano de Oliveira Farias (Bolor) disse estar orgulhoso em fazer parte de uma administração que volta seu olhar aos jovens. “Hoje, após um ano de atividades, é possível reparar a mudança no rosto de cada participante. Por isso, continuem assim, pois conhecimento ninguém tira da gente”, disse Bolor.

Um momento cultural também marcou a festa de formatura, com a apresentação da banda de jovens integrantes do projeto. A Banda da Guarda Municipal de Itapevi também abrilhantou a cerimônia, tocando canções de sucesso que alegraram os participantes.

Para a coordenadora da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Neusa Pivato Müller, que também prestigiou o evento, foi uma grande satisfação acompanhar a formatura da primeira turma de Itapevi. “Vim vê-los de perto e estou muito feliz em poder conferir o que vocês realizaram neste período. Porém, é preciso que consigam ampliar os horizontes, e, por meio do estudo, se aperfeiçoar, pois só assim terão a garantia de um futuro melhor”, frisou a coordenadora.

Segundo o vice-prefeito Jaci Tadeu da Silva, ser jovem é saber aproveitar bem o tempo e as oportunidades que lhes são dadas, já que ninguém nasce sabendo. “Quem participou do projeto tornou-se um multiplicador do conhecimento, e hoje vocês são referência. Então, aproveitem ao máximo esta luz que o projeto deu a vocês e continuem iluminando Itapevi”, discursou Jaci Tadeu.

Por fim, a prefeita Dra. Ruth Banholzer em agradecimento a todos, demonstrou todo seu contentamento com os formandos, dizendo que a realização desse projeto só foi possível graças à capacidade de cada jovem. “Tive uma infância pobre e pude sentir na pele a descrença das pessoas, mas nem por isso desisti. Portanto, peço que também não desistam, pois sei que a vocês basta ser dada uma oportunidade e por meio delas vocês  criarão asas e voarão longe”, assegurou a prefeita. Ela complementou afirmando que acredita que esse projeto nunca vai morrer em Itapevi e que os formandos de hoje poderão estar à frente do projeto um dia.

O evento foi prestigiado também pela secretária de Assistência Social e Cidadania, Ruth Frederico Gianezzi; pelo presidente da Câmara Municipal, Marcos Ferreira Godoy (Teco); pelo deputado Federal, Vão Gomes; pelos vereadores Adilson Peres e Igor Soares Ebert; pelo prefeito de Pirapora do Bom Jesus, José Carlos Alves (Bananinha); pelo diretor de departamento da Educação de Itapevi, Fábio José Andrade; pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Marcel Kraide; pelos Conselheiros Tutelares, Flávia Azevedo Marques, Robson Timóteo Cordeiro e Gilvan Rodrigues Menezes; pelo Corregedor da Guarda Municipal, Dr. Marcio Reis; pelo diretor do Demutran, Adilson Rocha; pela coordenadora do CRJ, Adriana Franco; pelo perito criminal e chefe do Instituto de Criminalística de Osaso e região, Dr. Nicolau Constantino; pelo delegado de polícia titular de Itapevi, Dr. Aloysio Ribeiro de Mendonça Neto; pelo presidente da PróQuali, Luiz Morgante; pelas representantes do Programa Nacional de Segurança Pública com CidadaniaI, Talita Lazarin e Marisa Mascarenhas, pelo secretário de Segurança Pública de Jandira, Coronel Paulo Muniz; pelo representante da Benfica, Erivaldo Costa; pelo comandante da Guarda Municipal de Pirapora do Bom Jesus, Luiz Antônio Lourenço; pelo Inspetor Ailton, representando o comandante Gilson Menezes, de Osasco; por Maicon Cardoso, assessor do vereador Josias, de Osasco; pela diretora da Apae de Itapevi, Benedita Morelli Franci; pela representante do Instituto Fortalecer, Cássia Pâmela; pelo empresário da Cetem, Paulo Chiarelli; e pela representante da MD Consultoria, Marisa Dias.

Antes do encerramento da cerimônia, foi sorteado aos jovens um notebook. As autoridades presentes também foram homenageadas com a entrega de quadros pintados pelos próprios integrantes do projeto.

 

Confira as fotos!!!

Relacionados