PREVENÇÃO E ORIENTAÇÃO SÃO ARMAS NO COMBATE À DENGUE EM ITAPEVI

combate_a_dengueA cidade de Itapevi mantém ações no combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. Para tanto, realiza desde o início do ano um amplo serviço de prevenção à proliferação do inseto em diversos bairros da cidade.

Responsável pelo serviço, o Departamento de Controle de Vetores da Secretaria de Higiene e Saúde possui uma equipe de 30 profissionais que efetuam telagem de reservatórios de água, bloqueio casa-a-casa e distribuição de panfletos informativos. De acordo com o departamento, a divulgação de informações aos moradores é a principal arma no combate à dengue.

O setor também realiza varreduras periódicas em pontos estratégicos da cidade, como borracharias, postos de reciclagem, ferros-velhos, empresas, escolas e unidades de saúde em busca de possíveis focos de criação de mosquitos. A cada quinze dias, uma equipe vistoria estes locais, eliminando os criadouros do mosquito – pneus, latas, vasos, dentre outros recipientes que contenham água parada e limpa.

O serviço preventivo – outra grande arma usada pela Prefeitura – tem dado grande resultado, uma vez que o município de Itapevi registrou somente dois casos da doença entre janeiro e outubro de 2009 e o último registro data do mês de maio.

No entanto, o trabalho preventivo não deve ser realizado exclusivamente pela Prefeitura. Colocar tela na caixa d’água, esvaziar vasos de plantas e outros objetos que possam acumular água, e estar atento a qualquer suspeita de sintomas da doença, são deveres do cidadão. Para mais informações, a Secretaria de Higiene e Saúde disponibiliza o número 0800-7708-133. O morador também pode procurar diretamente a Secretaria, situada à rua Isola Belli Leonardi, 8 – Jardim Christianópolis – telefone: 4143-8499.

 

Relacionados