Prefeitura visita residências para combater dengue em Itapevi

Na segunda feira (26), a Prefeitura de Itapevi deu início à visitação de residências em toda a cidade para combater o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika.

Desde então, agentes comunitários e de saúde têm percorrido as ruas do Jardim São Luiz, do Jardim Hokkaido e do Jardim Maria Cecília. As visitas acontecem até quinta-feira (29), sempre das 9h às 16h.

No dia seguinte, na sexta (30), haverá o “Dia D da Dengue”, ação em que serão intensificados os trabalhos de prevenção e controle das doenças transmitidas pelo mosquito. Nesta data, as equipes da administração municipal estão nas ruas do Jardim Rosemary.

Os bairros foram escolhidos de acordo com o Levantamento do Índice Larvário (LIRA), que monitora as áreas com maior presença de larvas do mosquito e com risco de epidemia na cidade. 

As visitas da Prefeitura fazem parte da Campanha de Mobilização Nacional contra as Arboviroses. Nelas, agentes de controle de endemias da Secretaria de Saúde de Itapevi informam a população sobre as medidas necessárias para se combater o Aedes, além de eliminar focos do mosquito.

“Estamos fazendo uma grande varredura nos imóveis para retirada e eliminação de criadouros, além de orientar a comunidade sobre a necessidade da constante vigilância nos locais propícios a proliferação do mosquito”, explica a coordenadora do Setor de Controle de Vetores da Divisão de Controle de Zoonoses da Prefeitura, Sirlei Mazzei.

Aedes aegypti

Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura dos ovos pela fêmea em diversos criadouros.

Para combater o mosquito, é de extrema importância que a população atenda os agentes de endemias e abra as residências para vistorias de potenciais criadouros do vetor.

Vale destacar que o munícipe também deve contribuir com a redução da doença evitando recipientes com água parada através de medidas simples tais como: o lixo deve ser colocado no lixo, o descarte de copos e garrafas devem ser feitos em lixeiras, realizar periodicamente limpeza das calhas, tampar ralos e vasos sanitários.

Outras medidas são: verificar os materiais inservíveis, que devem ser colocados para coleta pública, tampar os toneis e caixas d´agua, manter o lixo em sacos bem fechados, deixar garrafas sempre viradas de boca para baixo, eliminar o prato de vasos de plantas ou usar prato justaposto, limpar com escova ou bucha os potes de água dos animais e retirar a água acumulada atrás da geladeira ou da máquina de lavar.

Confira os endereços de visitas das equipes de endemias:

Dias: 26 a 29 de novembro

 

Jardim Maria Cecília

Endereços:

Rua Zumira

Rua dos Mamoeiros

Rua Carlos A. Carneiro

Rua Antonio Martins

Rua Das macieiras

Rua Das Ameixeiras

 

Jardim São Luiz

Rua Tókio

Rua Sanjikoba

Rua Ama

Rua Kingstom

Rua Lery Claudino da Silva

Rua James Pereira Portela

Rua Ernesto Gonçalves

Rua Antonio de Oliveira

Rua Penedo

Rua Viçosa

Rua Servidão

Rua Carolina de Abreu Paulino

 

Jardim Hokkaido

Rua Dos Abreus

Rua Geni Caetano dos Santos

Rua Cerejeiras

Rua Crisântemos

Rua Eduardo de Abreu

Via Brasil

Rua Carlota

Rua Polares

Rua Antonio Batista Sobrinho

Rua Parreiras

Rua Ameixeiras

Rua Beirute

Rua José Carlos dos Santos

 

Dia 30 de novembro

 

Jardim Rosemary

Rua José Januário

Rua Pedro Dias da Rocha

Rua Serra dos Farrapos

Rua Maria de Lourdes Chaluppe

Rua Serra das Balaiadas

Rua Serra do Dourador

Rua Serra Geral

Rua Da Cantareira

Rua dos Cristais

Rua do Bororó

Rua da Laje

Rua do Juquere

Rua das Araras

Rua da Leoa

Rua Josenildo Tavares da Silva

Rua Serra Formosa

Rua Edwil dos Santos

Rua Serra de Itaberaba

Rua Serra Negra

Rua Serra do Itaqui

Rua Serra Pelada

Rua de Paranapiacaba

Avenida Neusa Domingos Nascimento Vasconcelos

Rua Marcolina Bernardes

Rua Francisco de Souza

Relacionados