Prefeitura retoma discussões sobre legislação de resíduos sólidos em Itapevi

Audiencia_legislacao_ResiduosMoradores e técnicos da Prefeitura acompanharam, nesta quinta-feira (18), a apresentação do diagnóstico geral sobre coleta e destinação dos resíduos sólidos em Itapevi, no CEMEB Bemvindo Moreira Nery.

Produzido pela Secretaria do Meio Ambiente, o diagnóstico é o resultado da primeira etapa da elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Itapevi (PGIRS Itapevi).

A audiência foi uma sequência referente ao plano, criado em outubro de 2012, que visa adequação à Lei Federal nº 12.305/2010 de Política Nacional de Resíduos Sólidos. Nessa etapa foram apresentados os primeiros resultados do diagnóstico geral, no qual reuniu informações de coleta e apresentou uma série de medidas que diminuiriam os impactos ambientais. Entende-se por resíduos sólidos todo e qualquer acúmulo gerado desde o lixo doméstico até o das grandes construções. Com a implantação efetiva do plano, a destinação adequada desses resíduos, além de contribuir com a preservação do meio ambiente, vai gerar mais renda e empregos.

O secretário do Meio Ambiente, Evangelista Limas, salientou a inclusão social efetiva dentro do projeto. “O plano, além de ser uma medida para conservar o meio ambiente, também será um ponto forte de inclusão social na cidade”, afirmou, durante a reunião. A Secretaria fez uma estimativa da situação do lixo no município ao longo de 20 anos, propondo ações de acordo com a estrutura do município e as verbas da Prefeitura, de instituições privadas e da própria população.

Vale lembrar que já está em vigor, desde o ano passado, o Plano Municipal de Saneamento, que visa à prestação de serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a concessão com a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (SABESP) está prestes a ser renovada para atender ainda mais os munícipes.

Presente ao evento, o prefeito Jaci Tadeu reforçou o papel fundamental da Câmara Municipal para a aprovação dos planos da cidade, bem como ressaltou a importância da colaboração da população. “É imprescindível essa aliança entre a Prefeitura e a Câmara Municipal para que as leis sejam aprovadas em benefício à população. Além disso, é necessário que a sociedade participe colaborando com propostas e também desempenhando o seu papel para que o resultado seja eficiente”, afirmou.  

Relacionados