Prefeitura realiza ciclo de apresentações de dissertações de mestrado na área da Saúde

Nesta quarta-feira (3), a Prefeitura de Itapevi promoveu o evento “Proposta de Estratégias de Fortalecimento de Atenção Básica”. A ação aconteceu, das 9h às 12h, na Secretaria de Saúde.  A iniciativa foi uma devolutiva das dissertações do programa de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva dos estudantes do Instituto de Saúde, que pertence à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. A integração foi voltada aos profissionais de Saúde e coordenadores de Itapevi.

Os estudantes já mestres apresentaram projetos de mestrado no setor. O objetivo do encontro foi apresentar como propostas aos gestores e profissionais da saúde a aproximação dos trabalhos desenvolvidos no Instituto com a prática de quem atua na rede municipal. Segundo os organizadores do evento, a intenção foi demonstrar que pesquisas apontam que de 70% a 75% da resolução dos problemas na área da saúde estão em Atenção Básica.  

Cerca de 40 profissionais participaram do evento, dentre membros do Instituto, coordenadores e profissionais da Saúde e articuladores de Atenção Básica Rota dos Bandeirantes.

A partir das 9h foi realizada a recepção do público. Na sequência, a abertura aconteceu às 10h. As apresentações às 11h, com a discussão e fechamento.

O primeiro trabalho apresentado foi “Ações de alimentação e nutrição, no âmbito de políticas públicas em ambiente escolar, para prevenção e controle da obesidade infantil no município de Itapevi”, de Mariângela da Silva Alves Batista, nutricionista e mestre no assunto.  

Posteriormente, outro assunto abordado foi o “Estudo Avaliativo sobre o processo e efeitos da implantação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil no âmbito municipal”, por Mariana Santos Barreto, que é nutricionista e mestre.

A terceira apresentação foi sobre “Grupos e Reflexão sobre a produção do Cuidado: uma estratégia de aproximação entre a Saúde Mental e Atenção Básica no município de Itapevi”, ministrada pelo psicólogo e mestre Claudiney Augusto Yamaguti.

A última apresentação foi da servidora pública de Itapevi, Alba Fumiko Simakawa, que é mestre e formada em estatística. Ela trata do assunto “Análise de indiciadores de Saúde e sua apropriação para mudanças nas práticas dos profissionais da Atenção Básica”. 

As apresentações fazem parte do fechamento do curso de mestrado profissional desenvolvido pelo Instituto e do “apoio institucional em envolver os profissionais em atualização em ações que poderão ser utilizadas na ponta no sistema público de saúde”, afirmou Alba.  

De acordo com a secretária de Saúde, Luiza Nasi, o evento é importante porque “beneficia a população. A medida em que os profissionais da Saúde estão focados em ações efetivas, práticas de saúde, prevenção, educação permanente, humanização e de organização”, afirma.    

Relacionados