Prefeitura realiza 26ª Mostra de Teatro de Itapevi

A Prefeitura realiza, de 22 de novembro a 13 de dezembro, a 26ª Mostra de Teatro de Itapevi, promovida pelos alunos da Escola Livre de Teatro e Circo. Os espetáculos acontecem no prédio da Secretaria de Cultura e Juventude (Av. Luiz Manfrinato, 194, Centro), sempre a partir das 19h30. As apresentações são gratuitas e os interessados devem retirar o ingresso no local com uma hora de antecedência.

O espetáculo Peter Pan, de J.M. Barrie, com adaptação de Pamela Pinheiro, abre a mostra, composta por 14 peças teatrais, que reúne clássicos como Sonhos de Uma Noite de Verão, de Shakespeare e o Bem Amado, de Dias Gomes, a produções locais como Re-ação, criação colaborativa dos alunos da escola itapeviense.

As atividades consagram a preparação artística semestral dos 600 estudantes da escola, que irão apresentar na mostra o que aprenderam e estudaram ao longo das aulas.  No semestre passado, a mostra foi vista por 1.200 pessoas. Nesta edição, o público esperado é de 1.500 espectadores. 

“A Mostra é o resultado da dedicação de todos os nossos alunos durante todo o semestre. Além de ser uma avaliação prática, ela contribui com a formação de público para as atividades culturais do município”, explicou Hélton Lima, diretor da Escola Livre de Teatro e Circo de Itapevi.

Escola

A Escola Livre de Teatro de Itapevi e Circo possui atualmente cerca de 600 alunos, a partir dos 4 anos de idade. Os cursos de Teatro e Circo-Teatro têm como objetivo principal o desenvolvimento e aprofundamento artístico, filosófico e cultural dos estudantes.

O curso de Teatro é dividido em quatro módulos de seis meses cada, nos quais os alunos aprendem sobre História do Teatro e Sensibilização Artística. Já o curso de Circo-Teatro tem o objetivo de impulsionar novas possibilidades expressivas, com aulas de acrobacias, malabares, portagens, clown, entre outros.

A Escola Livre de Teatro fica na Av. Luiz Manfrinato, 194, 2º andar, Centro. Informações sobre inscrições podem ser obtidas pelo telefone (11) 4205-1871 (ramal 24).

 

Confira a programação dos espetáculos:

 

 

22 de Novembro – Quinta-feira – 19h30 – “Peter Pan”

Texto: J. M. Barrie

Adaptação: Pamela Pinheiro

Direção: Talita Admertides / Classificação: Livre

Sinopse: Londres. Peter Pan, o garoto que se recusa a crescer, espreita a casa dos Darling, pois Wendy, a mais velha dos filhos do casal Darling, crê que ele exista e já convenceu seus irmãos, João e Miguel. Wendy tem certeza disto, pois Peter Pan perdeu sua sombra. Aproveitando a ausência dos pais de Wendy, ele vai até a casa dela. Após recuperar sua sombra, Peter Pan ensina a Wendy, João e Miguel o que devem fazer para voar: pensar em algo bom e usar um pó mágico, que uma pequena fada, Sininho, joga sobre eles. Peter leva as três crianças para um passeio na Terra do Nunca, uma ilha encantada que é o lar de Peter, Sininho, os Garotos Perdidos e um maquiavélico pirata, o Capitão Gancho.Tudo realmente se complica quando Sininho fica com muito ciúme de Wendy e quer prejudicá-la.

Local: Escola Livre de Teatro (Prédio da Secretaria da Cultura) – Av. Luiz Manfrinato, 194 – Centro – Itapevi – SP

 

23 de Novembro – Sexta-feira – 19h30 – “O pequeno príncipe”

Texto: Antoine de Saint-Exupéry

Direção: Talita Admertides e Lucas Emanuel / Classificação: Livre

Sinopse: Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida.

.Local: Escola Livre de Teatro (Prédio da Secretaria da Cultura) – Av. Luiz Manfrinato, 194 – Centro  – Itapevi – SP

 

 

24 de Novembro – Sábado – 19h30 – “Todos Nós”

Texto: Criação colaborativa

Direção: Lucas Emanuel / Classificação: 10 anos

Sinopse: Essa montagem retrata a vivência de jovens com problemas e dificuldades emocionais e mentais. Por meio da dança/Teatro eles mostrarão o que está se passando em nosso meio, e em nossas vidas.

 

Local: Escola Livre de Teatro (Prédio da Secretaria da Cultura) – Av. Luiz Manfrinato, 194 – Centro – Itapevi – SP

 

29 de Novembro – Quinta-feira – 19h30 – “Ecos do Pensamento”

Texto: Criação colaborativa

Direção: Talita Admertides / Classificação: 14 anos

Sinopse: Você já pensou que estivesse no lugar errado por não conseguir se adaptar ao jeito daquele lugar? Onde aquela realidade não fosse sua? Aqui é onde os Ecos dos Pensamentos podem ser livres como quiserem, venha explorar os pensamentos e a realidade que há neles, onde cada fragmento tem sua essência.

Local: Escola Livre de Teatro (Prédio da Secretaria da Cultura) – Av. Luiz Manfrinato, 194 – Centro – Itapevi – SP

 

30 de Novembro – Sábado – 19h30 – “Sonho de uma noite de verão”

Texto: William Shakespeare

Direção: Stephany Herminio / Classificação: Livre

Sinopse: Lisandro ama Hérmia que ama Lisandro e é amada por Demétrio, que é amado por Helena. Os quatro então entram em uma floresta povoada por elfos, fadas e outros seres encantados. O Rei dos Duendes, Oberon, arma com Puck, um elfo, um plano extraordinário envolvendo uma flor mágica, que fará com que qualquer pessoa se apaixone pelo primeiro ser que vir pela frente, com a intenção de pregar um peça em Titânia, Rainha das Fadas. Enquanto isso, um grupo de artesãos, que também são atores amadores, ensaiam uma peça para o casamento de Teseu.  Fundilhos, o mais egocêntrico do grupo, acaba sendo transformado por Puck em um burro falante, pelo qual Titânia se apaixona por culpa da flor mágica. Puck também arma outras confusões que levam Lisandro e Demétrio a caírem de amores por Helena, deixando Hérmia de lado.

Local: Escola Livre de Teatro (Prédio da Secretaria da Cultura) – Av. Luiz Manfrinato, 194 – Centro  – Itapevi – SP

 

 

02 de Dezembro – Domingo – 19h30 – “Espelho Re-verso”

Texto: Criação Colaborativa

Direção: Janaína Alves / Classificação: 16 anos

Sinopse: Quem você enxerga quando se olha no espelho? Quem você realmente é ou aquilo que deseja ser? Este espetáculo de criação colaborativa, itinerante e contemporâneo nos traz algumas verdades não ditas, alguns preconceitos não revelados e algumas acusações (por que não?), que todos temos engasgadas.

Local: Escola Livre de Teatro (Prédio da Secretaria da Cultura) – Av. Luiz Manfrinato, 194 – Centro  – Itapevi – SP

 

06 de Dezembro – Quinta-feira – 19h30 – “Senhora dos Afogados”

Texto: Nelson Rodrigues

Direção: Jennifer Alves / Classificação: 12 anos

Sinopse: “O mar! Sempre ele! Ele chama as mulheres dessa casa, depois será a vez dos homens, da casa… O mar!”

O passado e o presente da família Drummond interligados pelo mar. Ambições, desejos, a sanidade e a loucura, são os elementos dessa tragédia mítica de Nelson Rodrigues, considerada a mais poética dentre as suas obras.

Local: Escola Livre de Teatro (Prédio da Secretaria da Cultura) – Av. Luiz Manfrinato, 194 – Centro – Itapevi – SP

 

07 de Dezembro – Sexta-feira – 19h30 – “Re-Ação”

Texto: Criação Colaborativa

Direção: Hélton Lima e Janaína Alves / Classificação: 12 anos

Sinopse: Circuito de performances criadas pelos próprios alunos em sala de aula. O assunto? Seus próprios questionamentos sobre a vida e o mundo que os cercam. Há linearidade? Nenhuma.

Local: Escola Livre de Teatro (Prédio da Secretaria da Cultura) – Av. Luiz Manfrinato, 194 – Centro – Itapevi – SP

 

08 de Dezembro – Sábado – 19h30 – “O Bem Amado”

Texto: Dias Gomes

Direção: Stephany Herminio / Classificação: Livre

Sinopse: Odorico Paraguaçu prefeito da cidade de Sucupira tem como objetivo a inauguração de um cemitério municipal. Entre apoio das irmãs Cajazeiras, com as quais o político viúvo mantém relações muito próximas, a ajuda de seu secretário Dirceu Borboleta e a oposição de Neco Pedreira, dono do único jornal da cidade, ele precisa encontrar um meio para conseguir realizar sua meta.

Local: Escola Livre de Teatro (Prédio da Secretaria da Cultura) – Av. Luiz Manfrinato, 194 – Centro – Itapevi – SP

 

09 de Dezembro – Domingo – 19h30 – “Itapava, não Itapevi!”

Texto: Criação Colaborativa

Direção: Cleber Monteiro e Stephany Herminio / Classificação: 12 anos

Assis. de dir.: Shirley Sabino e Nathalia Rodrigues

Sinopse: Nossos personagens da Del’arte se encontram na cidade de Itapava. Lugar onde torna-se cenário de uma grande disputa por dinheiro entre os 3 velhos mais ricos, o excelentíssimo Doutore, o grande Pantaleone e o Ganancioso Capitano. Essa disputa e ganancia é tão grande que acaba transformando tudo numa imensa confusão, com casamentos arranjados, impostos cobrados acima da inflação e muitas coisas mais. Porém nada que acontece nessa cidade fica oculto de Arlequim e Colombina, dois servos muito ardilosos, e cheios de surpresas para todos de Itapava.

Local: Escola Livre de Teatro (Prédio da Secretaria da Cultura) – Av. Luiz Manfrinato, 194 – Centro – Itapevi – SP

 

10 de Dezembro – Segunda-feira – 19h30 – “Entre Quatro Paredes”

Texto: Jean Paul Sartre

Direção: Hélton Lima e Janaína Alves / Classificação: 14 anos

Sinopse: O inferno são os outros. Na peça ENTRE QUATRO PAREDES, encenada pela primeira vez em 1944, Sartre mostra uma danação eterna sem enxofre, fogo e torturas. Aqui, a falta da liberdade, limitada pelos outros, é interpretada como sendo a pena, por excelência, do inferno. A Trama se passa numa sala de vistas, onde três pessoas desconhecidas se encontram. Elas estão mortas e a sala representa o inferno.

 

11 de Dezembro – Terça-feira – 19h30 – “Quero a Lua”

Texto: Tatiana Belinky

Direção: Lucas Emanuel / Classificação: Livre

Sinopse: Esse texto retrata a história de uma princesa que é criada apenas pelo pai, que na nossa montagem substituímos pela Rainha. Enfim a princesinha tem tudo o que deseja, até que um dia ela pede a sua mãe, a Rainha, a Lua e a partir daí começam as buscas pela lua. O Astrólogo Real, O Ministro e o Bobo da Corte tornam a peça divertida e emocionante.

 

Local: Escola Livre de Teatro (Prédio da Secretaria da Cultura) – Av. Luiz Manfrinato, 194 – Centro – Itapevi – SP

 

12 de Dezembro – Quarta-feira – 19h30 – “Museu da Diversidade – Brasil de Todos”

Texto: Criação colaborativa

Direção: Cleber Monteiro / Classificação: 14 anos

Sinopse: Em uma sociedade onde o preconceito e a discriminação andam lado a lado, acontece uma exposição sobre diversidade com vários esquetes trazendo a realidade das diferenças em nosso país, mostrando como ser diferente é lindo, porém perigoso. Situações como racismo e preconceito geográfico são alvos de críticas, visando a capacidade que cada pessoa tem de socialização, incluindo todos em seus direitos, igualando suas oportunidades.

Local: Escola Livre de Teatro (Prédio da Secretaria da Cultura) – Av. Luiz Manfrinato, 194 – Centro – Itapevi – SP

 

13 de Dezembro – Quinta-feira – 19h30 – “Joana”

Texto: Adaptado por Cleber Monteiro do texto “Gota d’agua” de Chico Buarque.

Direção: Cleber Monteiro / Classificação: 14 anos

Sinopse: Uma adaptação do texto “gota d’agua” de Chico Buarque. A trama se passa nos domínios do poderoso Creonte, dono do cortiço onde se encontra Joana, uma mulher que após ser deixada pelo seu marido com seus dois filhos, se alimenta do ódio que sente por todos aqueles que a fizeram sofrer.

Local: Escola Livre de Teatro (Prédio da Secretaria da Cultura) – Av. Luiz Manfrinato, 194 – Centro – Itapevi – SP

 

 

Relacionados