Prefeitura promove ações de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

A Prefeitura lança, na próxima quarta-feira (09), a Campanha de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, em Itapevi. Neste dia, na secretaria de Educação e Cultura (R. Irineu Chaluppe, 65, Centro), às 9h, acontece palestra e oficina sobre o tema. O evento é aberto a todos os interessados.

As atividades são realizadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itapevi em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e fazem parte do calendário de ações em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio.

“O objetivo da campanha é destacar a data para mobilizar e sensibilizar as pessoas sobre o tema. Afinal, é responsabilidade de todos nós garantir a crianças e adolescentes o direito de um desenvolvimento saudável, seguro e protegido, livres do abuso e da exploração sexual”, destaca Elaine Rodrigues de Freitas, secretária de Desenvolvimento Social de Itapevi.

A mobilização também prevê a realização de palestras nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). No dia 18, acontece ainda a caminhada contra a violência, com concentração em frente ao ItaShopping (R. Leopoldina de Camargo, 260, Centro) e destino final na Praça 18 de Fevereiro.

 

Abuso

O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor.

O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.

Se você tem conhecimento de algum caso de abuso sexual infanto-juvenil, denuncie. Sua colaboração é fundamental para garantir a segurança e proteção de nossas crianças e adolescentes. Ligue para o Disque 100 ou diretamente para o Conselho Tutelar de Itapevi pelo telefone (11) 4142-1180.

 

Agenda

Dia 09/05 – Capacitação Técnica com profissionais da área, das 9h às 12h      

Local: Auditório da Secretaria de Educação.

Endereço: Rua Irineu Chaluppe, 65 – Centro – Itapevi.

Palestrante: Mauro Dias

 

Dia: 10/05 – Palestra, das 10h às 11h

Local CRAS Vila Aurora

Endereço: Rua Américo Valentim Christianioni, 420 – Vila Aurora – Itapevi.

 

Dia 10/05 – Palestra, das 14h às 15h

Local: CRAS Engenheiro Cardoso

Endereço: Rua Rosangela Mariana de Lima, 266 – Engenheiro Cardoso – Itapevi.

 

Dia 11/05 – Palestra, das 10h às 11h

Local: CRAS Jardim Maristela

Endereço: Avenida Pedro Paulino, 422 – Cohab I – Itapevi

 

Dia 11/05 – Palestra, das 14h às 15h

Local: CRAS Amador Bueno

Endereço: Rua Francisco Rodrigues Paes, 49 – Amador Bueno – Itapevi

 

Dia 14/05 – Palestra, das 09h às 11h

Local: Auditório da Secretaria de Educação.

Endereço: Rua Irineu Chaluppe, 65 – Centro – Itapevi

 

Dia: 14/05 – Palestra, das 14h às 15h

Local: CREAS

Endereço: Avenida Ana Araújo de Castro, 494 – Jd Rainha

 

Dia 18/05 – Mobilização Municipal- Caminhada contra a Violência

Local: Concentração, às 9h, em frente ao Ita Shopping, até a Praça 18 de Fevereiro, Centro.

Relacionados