Prefeitura leva projeto “Educação de Trânsito Não Tem Idade” para escolas municipais

Educao_Transito_escolas2Uma pista de Educação de Trânsito com semáforos, lombada, faixa de pedestre, sinalização, além de carrinhos e motocicletas elétricas foi montada na sexta-feira (10), no pátio do CEMEB Jardim Vitápolis, e na quarta-feira (15), no CEMEB Carlos Drummond de Andrade, atraindo os olhares de centenas de crianças.

O cenário parecia retratar apenas uma brincadeira infantil, mas na realidade foi criado pela Patrulha de Trânsito da Guarda Municipal de Itapevi, que desde 2009, apresenta nas escolas municipais o projeto “Educação de Trânsito Não Tem Idade”. O intuito é conscientizar as crianças acerca da segurança no trânsito, como respeitar a sinalização, dar as mãos e olhar para os dois lados antes de atravessar a rua, além de utilizar a faixa de pedestre.

Antes da parte prática, que conta com instruções na própria pista, as crianças receberam a visita da Patrulha de Trânsito na própria sala de aula e assistiram a dois vídeos educativos, que retrataram também a importância do uso do cinto de segurança, a nova norma do uso das cadeirinhas e assento de elevação. Na sequência, tudo que foi visto em sala pôde ser reproduzido pelos pequenos que andaram nos carros e motocicletas com a orientação e supervisão dos patrulheiros.

APrefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, desde a implantação do projeto, já atendeu mais de seis mil estudantes em todo município, através de visitas nas escolas municipais.  “É importante que as crianças tenham este tipo de orientação desde cedo, pois assim poderão se tornar cidadãos mais responsáveis e conscientes”, declara a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

Além das escolas municipais, os patrulheiros atendem também toda comunidade, como empresas, associações e escolas particulares, por meio de solicitação em ofício. Na próxima segunda-feira (20), os alunos do colégio Nova Geração receberão a visita da Patrulha.

 

Semana Nacional de Trânsito

Nos dias 18 e 19, a Patrulha de Trânsito da Guarda Municipal também estará presente na Praça 18 de Fevereiro, devido à realização da Semana Nacional de Trânsito 2010, que vai acontecer entre os dias 18 e 25 de setembro. No local será montada a pista de Educação para o Trânsito, e será divulgado ainda o projeto “A Sua Segurança Depende de Você”, quando serão entregues brindes aos motoristas e panfletos educativos sobre o tema proposto pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).

Entre os dias 20 e 24, o projeto “A Sua Segurança Depende de Você”, ministrado pelos agentes de trânsito, também será apresentado nas escolas da rede municipal da cidade. Segundo o DEMUTRAN, durante os cinco dias, mais de mil crianças vão assistir vídeos e palestras sobre o uso dos equipamentos de segurança, além de aprenderem sobre como devem ser transportadas pelos pais nos automóveis.

Relacionados