Prefeitura lança projeto Horta Escolar em 10 escolas de Itapevi

A Prefeitura de Itapevi lançou nesta quinta-feira (15) o projeto piloto Horta Escolar Conexão Alelo, uma parceria com a ONG Conexão – Serviço de Integração Social e a empresa Alelo. O evento de lançamento, que reuniu diretores de escolas, professores e representantes das entidades parceiras, e aconteceu no Cemeb Governador André Franco Montoro, na Vila Dr. Cardoso.

O objetivo do é difundir práticas que reforcem e melhorem os hábitos alimentares por meio de ações educativas e interativas, que motivem as famílias a fazerem escolhas mais conscientes, bem como desenvolver práticas sustentáveis, criando oportunidades para que os alunos do ensino público se tornem protagonistas de hábitos alimentares saudáveis na escola e dentro de casa.

Ao longo deste ano, a iniciativa será realizada em 10 escolas da rede municipal de ensino. A expectativa de plantio para este ano é de aproximadamente 12 mil mudas. Além disso, o projeto tem como meta atingir 30 mil pessoas, incluindo pais e comunidade escolar.

A ação já está sendo implementada desde janeiro, quando as equipes técnicas da ONG começaram a capacitar a comunidade escolar para desenvolver as atividades do projeto.

Ao todo, 6,2 mil alunos, serão beneficiados. As escolas atendidas são os Cemebs Governador André Franco Montoro, Bemvindo Moreira Nery, Prof. Carlos Ramiro de Castro, Cecília Belli, Prof. Irany Toledo Moraes, Jornalista João Valério de Paula Neto, Dona Maria Roncagli Michelotti, Mário Tomaz de Oliveira, Papa João Paulo II e Presidente Tancredo de Almeida Neves.

Os estudantes irão aprender sobre hábitos alimentares saudáveis, com palestras, oficinas de reaproveitamento de alimentos e a criação de hortas ecológicas com utilização de materiais recicláveis. Aproximadamente 600 alunos multiplicadores participam da ação, além de 30 voluntários diretos – entre professores, merendeiras e funcionários das escolas parceiras – e 15 agentes facilitadores.

Todas as escolas receberão material necessário para a montagem dos canteiros, sementes e mudas para o plantio, além de cartilhas educativas sobre o assunto.  “O projeto”, diz a secretária-adjunta de Educação, Eliana Silva, “cria oportunidades para que os estudantes se tornem protagonistas de hábitos alimentares saudáveis na escola e em casa”, afirma.

Durante o lançamento, o prefeito Igor Soares elogiou o engajamento de todos os envolvidos. “Já tenho certeza de que o projeto será muito exitoso. Espero que sejamos um solo fértil para ajudar nossas crianças e suas famílias a se desenvolverem cada dia mais. O alimento produzido e coletado será utilizado na cozinha destas escolas pilotos e consumido pelos estudantes. De forma pedagógica e lúdica, vamos inserindo mudanças e transformações nos padrões e hábitos alimentares das famílias de Itapevi”, destacou.

A secretária de Educação e Cultura, Virgínia Soares, comemorou a parceria. “Espero ser convidada para a colheita, momento ápice de verificarmos os frutos e resultados desta parceria”, brincou.

Como funciona

O projeto estabelece que cada escola crie um Grupo de Apoio Escolar (composto de professores, merendeiras, direção e coordenação pedagógica) para o desenvolvimento do projeto. Os profissionais receberão capacitação específica e também criarão um grupo de 40 alunos que são chamados de multiplicadores, que tem a finalidade de ampliar os conhecimentos aprendidos para os demais colegas.

A partir daí, as equipes deverão montar seus canteiros e hortas com hortaliças e temperos em local designado pela escola, sendo realizada com acompanhamento da direção da escola e sob a monitoria e orientação de professores e de agentes facilitadores. Os espaços de cultivo da horta escolar serão cuidados semanalmente pelos estudantes, Grupo de Apoio Escolar sob a orientação dos facilitadores.

Estão previstas também ações de voluntariado e de colheitas, nas quais os estudantes poderão degustar (em casa e/ou na escola) os alimentos colhidos e desenvolver receitas com os alimentos cultivados. Os alunos ainda serão estimulados a pesquisar sobre o tema e discutir em sala de aula e com familiares o aprendizado obtido.

Segundo a diretora da ONG Conexão, Cleuza Armezindo dos Santos, o projeto contribui com as práticas pedagógicas da escola. “A iniciativa desperta nos alunos hábitos de uma alimentação saudável e a fazerem melhores escolhas em relação à sua alimentação. O projeto Horta Escolar Conexão Alelo desenvolve práticas sustentáveis e prazerosas de plantar, cuidar, colher e consumir alimentos sem agrotóxicos, benéficos a sua saúde”, explicou.

Para o consultor interno de Gente e Gestão da Alelo, Fernando Gil, além do projeto propor mudança nos hábitos alimentares das crianças da cidade, ele assegura o envolvimento de uma comunidade ainda maior. “Apoiamos a ação porque vemos a seriedade e comprometimento de todos os participantes no desenvolvimento da nossa sociedade. Neste projeto, um levantamento que fizemos, demonstrou que cerca de 20% das crianças que participam dele levam as hortas para dentro de suas casas e transformam os hábitos das suas famílias também”, disse.

O projeto Horta Escolar é desenvolvido desde 2014. A iniciativa já foi implementada nas cidades de Carapicuíba, Barueri e Jandira. Nestes anos, o projeto já alcançou 72 mil mudas plantadas, 38 toneladas de alimentos consumidos e havia sido percorrido em 25 escolas destas regiões e agora chega a 35 com as 10 novas unidades de Itapevi. A estimativa é de que 100 mil pessoas foram impactadas entre pais, familiares e comunidade.   

Relacionados