Prefeitura lança Campanha Maio Amarelo para reduzir acidentes no trânsito

Para aumentar a consciência da população sobre a prevenção e a redução de acidentes de trânsito, a Prefeitura de Itapevi lançou, nesta segunda-feira (13), a campanha Maio Amarelo, em evento na Câmara Municipal.

Com o tema No trânsito o sentido é a vida, definido pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o Maio Amarelo da Prefeitura terá intervenções nas ruas, com a colocação de cartazes em comércios, e ações de educação para o trânsito nas escolas do município.

“A prevenção de acidentes é a melhor forma de garantir a segurança de motoristas e pedestres. Por isso, estamos focando nossas ações na educação”, disse o vice-prefeito Marcos Godoy, o Teco, na abertura do evento.

Durante a campanha, a administração municipal contará também com faixas informativas nos semáforos, colagem de adesivos e entrega de guarda lixos nas principais vias de Itapevi. 

A iniciativa ainda prevê palestras do projeto Educação no Trânsito para cerca de 450 crianças do 4º ano de 10 escolas da rede municipal de ensino. 

“Trabalhamos sempre com foco na redução de acidentes de trânsito”, disse o diretor de Trânsito de Itapevi, Henrique Teixeira. “Quando conseguimos diminuir as ocorrências com vítimas, reduzimos, também, gastos com saúde pública, aliviando o contribuinte”, afirmou. 

A Prefeitura também irá realizar blitzes com distribuição gratuita de antenas corta pipas para motociclistas, exposição de faixas informativas nos semáforos e distribuição de folhetos sobre prevenção de acidentes.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos aproximadamente 1,3 milhões de pessoas morrem vítimas da imprudência ao volante. 

Dos sobreviventes, cerca de 50 milhões vivem com sequelas. O levantamento foi feito ainda em 2009 em 178 países. 

Além disso, o trânsito é a nona maior causa de mortes do planeta. O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, atrás da Índia, China, EUA e Rússia.

 
Projeto de Lei

“A participação de Itapevi na campanha”, diz o prefeito Igor Soares, “é fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população”. Igor é autor do Projeto de Lei 873/2015, em tramitação na Assembleia Legislativa, que regulamenta a campanha do Maio Amarelo como legislação estadual.

“Sabemos o quanto a vida de uma pessoa é importante para todos. Desta forma, investimos recursos e fazemos ações preventivas, educativas e de orientação exatamente com o objetivo de chamarmos a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo”, disse.

Relacionados