Prefeitura investe em iluminação pública para aumentar segurança nas ruas de Itapevi

Em dezembro de 2017, a Prefeitura de Itapevi iniciou a troca da iluminação pública na região central da cidade com o objetivo de aumentar a segurança nas vias públicas de pedestres e motoristas e prevenir acidentes de trânsito. Desde então, 670 novas luminárias de LED (Diodo Emissor de Luz) já foram instaladas no município.  As melhorias são parte do programa Cidade Bela.

Os trabalhos começaram pela Avenida Presidente Vargas e pela SP-029 (Rodovia Cel. PM Nelson Tranchesi), em todo trecho pertencente a Itapevi. Nestes locais, a iluminação de LED foi substituída de 127 watts por 240 watts, mais econômicas. Já o Viaduto José dos Santos Novaes e as avenidas Feres Nacif Chaluppe, Rubens Caramez e Cesário de Abreu tiveram as luminárias de vapor metálico substituídas por LED. A extensão total do trecho cuja iluminação foi substituída foi de 9 quilômetros.

“A instalação de lâmpadas LED aumenta a segurança da população e dos motoristas, além de reduzir os gastos da Prefeitura com iluminação pública” afirma o prefeito Igor Soares. “Esse investimento é fruto de muito trabalho dessa gestão”, reforça.

Em fevereiro, a Prefeitura também substituiu as luminárias de LED de 127 watts por 240 watts nas ruas José Michelotti, Professor Dimarães Antônio Sandei e Agostinho Ferreira Campos, onde acontece na Fenoit (Feira Noturna). Neste mesmo período, finalizou a substituição de luminárias de vapor metálico por LED na Avenida Cesário de Abreu em toda a sua extensão até a Avenida Rubens Caramez próximo à divisa com Cotia.

“Em breve, a rotatória da Cohab, que passa por obras, também receberá nova iluminação, assim que concluídas as benfeitorias viárias”, afirma o secretário de Planejamento de Itapevi, Marcos Toledo. Segundo ele, a Prefeitura já investiu R$ 1.625.330,46 em melhorias na iluminação pública.

“A colocação de novas lâmpadas garante maior durabilidade e economia. Elas possibilitam uma redução real nos custos com energia com a manutenção que está sendo realizada”, explica Toledo. “O programa de melhoria na iluminação pública continuará se estendendo e, assim que a região do Centro for finalizada, os bairros da cidade serão contemplados”, completa.

O uso de LED na iluminação pública pode gerar economia de energia de até 85%, além de uma economia média de 40% nas contas públicas das prefeituras, segundo um estudo de 2012 feito pela Philips e o Climate Group em 12 cidades no mundo, incluindo Nova York, Londres e Sydney.

Cidade Bela

O programa Cidade Bela contempla uma série de ações para recuperar a região central de Itapevi. O objetivo é deixar o município mais bonito, resgatando a autoestima dos itapevienses pela sua cidade.

Além de revitalizar os espaços públicos do município, o Cidade Bela contempla melhorias no sistema de limpeza da cidade, com a renovação da frota de coleta de lixo e novo sistema de coleta por meio de contêineres. Ao mesmo tempo, a Prefeitura está realizando uma série de intervenções urbanísticas, com ações de paisagismo e recuperação de praças e canteiros centrais, reforçando a retirada de pichações e a limpeza de vias públicas.

Também estão previstas obras para readequar o trânsito em pontos estratégicos da cidade, com a implantação de semáforos inteligentes e o reparo de sinalizações. Haverá também obras de acessibilidade e a instalação de novos pontos de ônibus.

Relacionados