Prefeitura inicia plantio de 2,3 mil árvores no Parque da Cidade

A Prefeitura deu início, nesta quinta-feira (5), ao plantio de 2.312 mudas de árvores para restaurar a área florestal do Parque da Cidade, primeiro parque municipal de Itapevi que será inaugurado no final de abril. As mudas são de diversas espécies e têm em média 1,20m de altura.

Esta primeira etapa, contou com a participação de 22 alunos da APAE-Itapevi, que plantaram ipês amarelo, rosa e branco, quaresmeira, manacá da serra e pitanga, entre outras. Ao todo, foram plantadas 150 mudas.

Para o Prefeito Igor Soares, o plantio marca mais uma etapa dessa nova Itapevi. “Plantar mais de 2,3 mil mudas de diversas espécies de árvores é um trabalho significante para a administração municipal, porque mostra o comprometimento com o meio ambiente e ainda vai gerar inúmeros benefícios para a nossa população e para a natureza”, disse o Prefeito Igor.

O próximo plantio será realizado na sexta-feira (13) e contará com a participação de 60 alunos do Colégio Nova Geração. No dia 18, é a vez dos alunos do 5º ano do Cemeb Professor Paulo Freire.

Sempre, antes de cada ação, os alunos participam de uma palestra sobre a importância de plantar essas mudas e os benefícios ambientais que o parque proporcionará à população. Na sequência, os estudantes realizam a plantação das mudas e a também a técnica de mistura e arremesso de sementes de espécies nativas da região, denominada muvuca.

O processo utilizado pelos técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Defesa dos Animais está sendo realizado o modelo de recuperação/recomposição vegetal, visando atender o Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental determinado pelo estado, em função das obras do Parque da Cidade. Além disto, a ação faz parte do Programa Itapevi Mais Verde, e que tem por objetivo arborizar as áreas públicas com a participação dos munícipes.


Árvores adultas

Além das mudas acima citadas, o projeto de paisagismo do parque também prevê o transplante de cerca de 300 árvores adultas para embelezar o parque. Esta ação será realizada na etapa final de conclusão dos serviços, previstas para acontecer no mês de abril.

Obras aceleradas

As obras para a construção do Parque da Cidade estão em ritmo acelerado. Iniciada em maio do ano passado, a execução dos serviços conta com um investimento de R$ 16,8 milhões. O equipamento está localizado ao lado do Estádio Municipal, na Vila Nova Itapevi, numa área com 110.190,37 m².

“Estamos finalizando tudo com muito carinho. Será uma grande festa. O primeiro parque municipal da história da nossa cidade será um marco em Itapevi. O Parque da Cidade vai ser um importante equipamento de lazer e atividade física para a nossa população”, disse o prefeito Igor Soares

O parque terá 1,5 km de pista para caminhada e ciclovia, além de bicicletário, academia ao ar livre, espaço para crossfit, playground e praça de skate e patins.

O equipamento também terá duas quadras poliesportivas, minicampo de futebol com grama sintética, pista de mountain bike, praça de serviços com banheiros, espaço pet, Wi-Fi gratuito e uma área de 15.700 m² de estacionamento para veículos.

Assim como o anúncio do Parque foi realizado no dia 17 de fevereiro de 2019, na véspera do aniversário de 60 anos de Itapevi, durante o show da dupla Maiara e Maraisa, que reuniu 20 mil pessoas no Estádio Municipal, a inauguração também será com show da dupla Zé Neto & Cristiano, no final de abril.

Relacionados