Prefeitura inaugura Unidade Móvel de Saúde que atenderá bairros distantes do centro

A Prefeitura de Itapevi inaugura, na quinta-feira (6), a Unidade Móvel de Saúde, que tem como objetivo levar serviços de saúde aos bairros mais distantes do centro de Itapevi, como Quatro Encruzilhadas, Cruz Grande, Monte Serrat e Nova Cotia, entre outros, que não possuem unidades fixas. Essa medida faz parte do Itapevi, um conjunto de 20 ações para transformar a saúde em Itapevi.

A inauguração irá acontecer às 10h, na Estrada Lucinda de Jesus, em frente ao número 6.373, próxima da Igreja Novo Fluir, nas Quatro Encruzilhadas, onde a carreta ficará estacionada até o dia 28 de fevereiro, com atendimento de segunda a quinta, das 8h às 15h e às sextas-feiras, das 8h às 12h.

Para ser atendido o paciente precisa apenas apresentar o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), RG e cartão de alguma unidade de saúde ou comprovante de endereço. Quem não tiver o cartão do SUS, é possível fazer um na hora, necessário apresentar documento com foto e comprovante de residência.

Com a unidade móvel, a Prefeitura oferecerá à comunidade destes bairros atendimento médico de clínica geral, odontologia e enfermagem, além de serviços como vacinação, coleta de Papanicolau e de exames laboratoriais, medicação de urgência, controle de pressão e de glicemia e teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite e encaminhamento para outras especialidades quando necessário.

“A criação da Unidade Móvel de Saúde foi um compromisso que assumi com os moradores destes bairros que necessitam de atendimento básico de saúde, mas que até então eram obrigados a buscar os serviços em outros locais, distantes de suas casas”, explicou o prefeito Igor Soares, que encontrou apoio da iniciativa privada para implantar o programa.

O veículo, um caminhão Constellation, foi doada pela empresa farmacêutica Eurofarma, multinacional sediada em Itapevi.

Cruz Grande

Após a permanência da unidade nas Quatro Encruzilhadas, a carreta segue para o bairro de Cruz Grande, onde ficará estacionada de 02 a 13 de março, na escola Irmã Jecia Pinheiro (Av. Cruz Grande, 2.500).

Em breve serão divulgados os próximos bairros que a Unidade Móvel de Saúde vai atender. O serviço será contínuo, sempre uma região vai contar com os serviços.

Dose Certa

Além da unidade móvel de saúde, a Prefeitura tem intensificado os investimentos na área da saúde, em Itapevi.

Na quarta-feira (5), às 17h, será inaugurada a Farmácia Dose Certa, na Praça 18 de Fevereiro, no Centro. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e oferecerá à população medicamentos de pressão arterial, diabetes, asma, antibacterianos, analgésicos, anticoncepcionais e medicamentos prescritos pelo atendimento médico aos munícipes, dentre outros.

Itapevida muda a saúde em Itapevi

O Itapevida é um programa de saúde, lançado em julho de 2019, que reúne 20 ações para transformar o atendimento clínico na rede municipal. Em todo o Brasil, a área enfrenta problemas crônicos, causados pela falta de financiamento adequado e problemas na gestão – que é compartilhada por Estados, municípios e Governo Federal.

O Itapevida é uma resposta da Prefeitura a esses problemas. Ele foi construído a partir do diagnóstico feito pelo Hospital Albert Einstein, que prestou consultoria à administração municipal ao longo de 2018, sugerindo melhorias e aprimoramentos ao setor.

O trabalho, que foi realizado entre junho e outubro de 2018, enfatizou a reestruturação do atendimento básico de saúde – que pode, segundo o estudo, resolver até 90% das demandas da população.

Confira as ações previstas pelo Itapevida:

Realizadas

1) Entrega de nova frota de ambulâncias
2) Alimentação nos três Prontos-socorros
3) Inauguração do Centro de Hemodiálise, no Santa Rita
4) Implementação do novo CAPS Infantil
5) Inauguração da nova USF Santa Cecília
6) Atendimento expandido até as 19h nas USF’s Vitápolis e Suburbano
7) Entrega da Farmácia Central na Praça 18 (05/02)
8) Entrega da Unidade Móvel de Saúde (06/02)

Em andamento

9) Obras de manutenção em 10 unidades de saúde
10) Implementação de unidades modelo
11) Criação da Central de Resgates: SAMU, Bombeiros e Defesa Civil
12) Criação do Centro Integrado de Saúde (CIS)
13) Contratação de médicos e profissionais de saúde
14) Reforma e Ampliação do PS Central

Em projeto

15) Criação do PS Infantil
16) Construção do novo PS Amador Bueno
17) Construção do novo PS Cardoso
18) Criação de CAPS Álcool e Drogas 24h
19) Construção de UBS na Cohab
20) Construção de UBS no Jardim Briquet

Relacionados