Prefeitura de Itapevi rompe com Eletropaulo e assume serviço de iluminação pública

IluminacaoOs serviços de iluminação pública na cidade de Itapevi deixarão de ser prestados pela AES Eletropaulo e passam a ser de responsabilidade da Prefeitura a partir da próxima quarta-feira, dia 1º de agosto. A prefeita Ruth Banholzer (PT) rompeu oficialmente com a estatal de energia alegando mau atendimento nos serviços prestados, que estavam sob contrato.

A partir de agora, a Prefeitura assume a responsabilidade por esse serviço público e o repassará para uma empresa terceirizada que já presta alguns serviços eventuais de eletricidade e iluminação pública.

Há tempos a prefeita manifestava insatisfação com o serviço prestado pela Eletropaulo e iniciou uma gradativa transferência dos serviços para outra empresa, não sem resistência da concessionária, que exigia da Prefeitura autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), órgão do governo federal que regula essa prestação de serviço.

A Prefeitura também deixará de repassar para a Eletropaulo o que arrecadava com a Contribuição de Iluminação Pública (CIP), que era embutida na tarifa de energia elétrica. Em tese, a CIP deveria ser investida em recuperação dos pontos de luz já existentes ou na implantação de novos. A própria Prefeitura se encarregará desses investimentos.

 O rompimento dos serviços se destina apenas à iluminação de ruas, avenidas, praças e órgãos públicos (daí a denominação “iluminação pública”). Nas residências, o serviço continuaria sendo fornecido pela Eletropaulo.

A empresa que irá assumir os préstimos da Eletropaulo será a Engeluz.

A AES Eletropaulo confirma a encerramento de sua prestação de serviços em Itapevi.  “A AES Eletropaulo informa que, em cumprimento às resoluções 479 e 480, determinadas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a partir do dia 1º de agosto, o serviço de iluminação pública da cidade de Itapevi passa a ser de responsabilidade da Prefeitura. A concessionária dará suporte ao município no processo de transferência e as solicitações de reparos na iluminação deverão ser feitas no número 0800 779 2000.

A AES Eletropaulo estará à disposição da Prefeitura para detalhar como funciona o procedimento de atendimento telefônico para cadastro de reparos na iluminação e despacho das ocorrências.

Os protocolos que já foram abertos pelo call center da AES Eletropaulo serão atendidos no prazo de 7 dias úteis e, a partir do dia 1º de agosto, a central de atendimento da distribuidora informará o telefone da Prefeitura para que os moradores entrem em contato direto com o município.

Na fatura de energia, os moradores também poderão encontrar o telefone da empresa contratada pela Prefeitura que será responsável pela iluminação pública na cidade de Itapevi.

Essas informações também serão disponibilizadas por meio do call center da AES Eletropaulo, na Agência Virtual (www.aeseletropaulo.com.br), redes sociais, lojas e postos de atendimento da concessionária”.

 

Fonte: Jornal Pagina Zero 

 

 

Relacionados