Prefeitura de Itapevi recolhe 80 toneladas de lixo em mutirão contra a dengue

A Prefeitura de Itapevi realizou neste sábado (28) o segundo mutirão de combate à dengue, desta vez no bairro Vila Santa Rita. Cerca de 100 trabalhadores, entre agentes de saúde e profissionais de limpeza, participaram da ação.  “Essa ação reforça o compromisso da nossa administração em combater o mosquito da dengue e salvar vidas”, disse o prefeito Igor Soares.

Ao todo, as equipes recolheram 80 toneladas de entulho no bairro. Por conta do volume de lixo acima do previsto encontrado nas ruas, o trabalho será finalizado na segunda-feira (30).

Na operação, estão sendo utilizados caminhões de lixo, Cata-Bagulho e uma máquina retroescavadeira. O trabalho é uma parceria das secretarias de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Saúde e Bem Estar e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente

No próximo sábado (4), o mutirão acontecerá nas ruas do Jardim Santa Rita (confira a lista de ruas no final do texto), com o reforço do Exército Brasileiro. O apoio foi solicitado Prefeitura na terça (24) ao 20º GACL (Grupo de Artilharia de Campanha Leve), que disponibilizará 20 oficiais para ajudar a conscientizar a população.

“Com esse reforço, vamos conseguir dar mais segurança à população e reduzir ainda mais a presença do mosquito na nossa cidade”, afirmou Igor.

Enfrentando o mosquito
Este foi o segundo mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti realizado pela administração municipal neste ano. O primeiro foi realizado no sábado passado (21), também na Vila Santa Rita, quando foram coletadas cerca de 60 toneladas de materiais.

Desde o início do ano, a campanha contra o Aedes Aegypti já visitou quase 5 mil casas de diversos bairros da cidade; 221 criadouros do mosquito foram bloqueados.  No período, Itapevi registrou 11 notificações de suspeita de dengue – cinco foram descartados e seis estão em investigação.

 
Não houve registro de casos zika ou chikungunya, segundo a Secretaria de Saúde.

As ações da Prefeitura contra o mosquito serão realizadas nos bairros de Itapevi até abril, período em que a incidência do mosquito aumenta em todo o país. 

Relacionados