PREFEITURA DE ITAPEVI REALIZA TORNEIO DE “PALAVRAS CRUZADAS” ENTRE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

_Palavras_CruzadasProjeto alia aprendizagem a métodos pedagógicos modernos

A Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Educação e Cultura de Itapevi, em parceria com o Programa Recreação Pelo Movimento, promove o projeto “Palavras Cruzadas”. Reunindo turmas do 4º ano de 36 escolas do município, a iniciativa tem como objetivo aliar a aprendizagem a métodos pedagógicos modernos, que estimulem o aluno utilizando atividades recreativas.

O projeto envolveu um torneio de Palavras Cruzadas realizado entre alunos representantes das escolas municipais, na quinta-feira (19), na Secretaria de Educação e Cultura. As quatro escolas vencedoras do torneio, por ordem, foram os CEMEB’s Eliza de Oliveira Ribeiro (Parque Miraflor), Professor Paulo Freire (Vila Nova Itapevi), Dona Maria Roncagli Michelotti (Jardim Vitápolis) e Padre Giovanni Cornaro (Vila Dr. Cardoso).

As escolas foram premiadas com um troféu cada e com um jogo “Palavras Cruzadas” como forma de homenageá-las pelo empenho demonstrado no projeto. “A nossa intenção foi possibilitar que as crianças tenham um conhecimento a mais, que elas desenvolvam na prática e de forma lúdica, seu vocabulário”, comentou a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

Segundo o professor Rafael dos Santos, do Programa Recreação Pelo Movimento, o “Palavras Cruzadas” tem contribuído para uma substancial melhora no aprendizado sobre matérias como a língua portuguesa e a matemática. “Ao longo das atividades, os estudantes utilizam cálculos de soma onde eles mesmos têm que descobrir o resultado para logo depois saber quem é o campeão. A descontração desses momentos acaba se tornando muito mais produtiva do que mantê-los o tempo todo sentados dentro de uma sala de aula, como rezavam os métodos ultrapassados de ensino”, afirma Rafael. “Só de estarem brincando e adquirindo novos conhecimentos já é um grande passo para todos nós”.

Relacionados