Prefeitura de Itapevi realiza 3º Torneio Interescolar de Palavras Cruzadas

torneio_palavras_cruzadasA Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou no último dia 27, a final do 3º Torneio Interescolar de Palavras Cruzadas.

Segundo a equipe do Programa Recreação pelo Movimento, o campeonato teve como principal objetivo gerar uma integração entre as escolas e também fazer com que as crianças trabalhassem a ampliação do vocabulário, o estímulo de memória e a resolução de operações matemáticas, tudo de forma lúdica e prazerosa.

Neste ano, o 3º Torneio Interescolar de Palavras Cruzadas, que contou com a participação de 146 crianças das turmas dos 4º e 5º anos, teve um formato diferenciado e aconteceu em duas etapas. Na primeira, realizada no dia 20 de outubro, os alunos se reuniram em quatro escolas-sedes, e das disputas ocorridas, foram classificadas 32 duplas mistas, sendo 16 de cada ano, que se enfrentaram na grande final, realizada no Auditório Prof. Darcy Ribeiro.

Na abertura do evento, a prefeita Dra. Ruth Banholzer, cumprimentou as crianças e demonstrou contentamento ao ver os alunos participarem da competição. “Este torneio é uma iniciativa do corpo docente da Secretaria de Educação e Cultura, porém só está acontecendo porque vocês são alunos aplicados, e contam, atualmente, com professores que fazem da educação mais que um ofício. Sinto orgulho desses profissionais e mais orgulho de vocês, crianças, que são merecedores de nosso empenho e dedicação”, declarou Dra. Ruth.

Já o secretário de Educação e Cultura, prof. Edgard José Fiusa, ao parabenizar os alunos, salientou que para ele é prazeroso ver crianças participando de uma ação voltada para as diferentes áreas do conhecimento. “Hoje, cada um de vocês está representando muito bem a escola que estudam, e independente do campeão, vocês já são vencedores, pois se dedicaram para estarem aqui”, disse o secretário.

O vereador Roberval Luis da Silva (Val), que também esteve no evento, parabenizou os alunos da rede, ressaltando que a educação de Itapevi tem feito a diferença, pois a atual administração não mede esforços para garantir ensino e escola de qualidade.

Para se conhecer as duplas campeãs, as crianças, por meio de um tabuleiro, trabalharam a construção de diversas palavras, sorteando letras a cada nova rodada, sendo possível aproveitar palavras já formadas anteriormente, e as duplas enfrentaram ainda três outras escolas em cada nova mesa pela disputa da maior pontuação.

Todos os participantes do torneio foram contemplados com brindes, e no final, além da dupla vencedora de cada ano, também foram premiadas as duplas que ficaram em segundo, terceiro e quarto lugar. Da turma dos 4º anos, a dupla Larissa Morais e Higor Ryan, do CEMEB Maestro Gilberto de Pinho ficou com a primeira colocação. Entre os alunos dos 5º anos, ficou em primeiro lugar a dupla Maria Eduarda do Nascimento e Rafael Rodrigues, do CEMEB Prof. Paulo Freire. Os alunos ganharam um dicionário da língua portuguesa e um jogo de Palavras Cruzadas.

 

Relacionados