PREFEITURA DE ITAPEVI PROSSEGUE COM AS AÇÕES DE COMBATE À DENGUE

Em 2009, município foi um dos que apresentou menos casos da doença no Estado

Dengue_2010Um 2010 sem Dengue. Esta é a meta da prefeita de Itapevi, Dra. Ruth Banholzer. Assim como ocorreu ao longo de 2009, desde o início deste ano o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Higiene e Saúde trabalha na prevenção à proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor do vírus, em diversos bairros da cidade.

A administração municipal possui uma equipe de 30 profissionais que efetuam telagem de reservatórios de água, bloqueio casa-a-casa e distribuição de panfletos informativos. Também fazem parte das ações de combate à Dengue varreduras periódicas em pontos estratégicos da cidade, como borracharias, postos de reciclagem, ferros-velhos, empresas, escolas e unidades de saúde em busca de possíveis focos de proliferação do mosquito.

“O combate à Dengue é um dever meu, seu e de todos os itapevienses. Nossa principal arma ainda é a informação. Saber reconhecer os sintomas da doença, assim como ter os cuidados necessários para manter o Aedes Aegypti longe de nossas residências, é fundamental neste trabalho. Contamos com a participação de todos, pois a Dengue se combate todo dia”, afirma a prefeita, Dra. Ruth Banholzer.

E tanto o Poder Público como a população parecem estar fazendo corretamente o dever de casa. De acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, em 2009, por exemplo, a cidade registrou apenas dois casos da doença, uma diferença de até 99,9% se comparada com outras cidades do Estado, que chegaram a apresentar mais de 1,5 mil casos de Dengue no último ano.

No entanto, se por um lado os dados obtidos pela cidade tem sido animadores, Dr. Sidney Sepulcre, secretário municipal de Higiene e Saúde, alerta para o período de chuvas que acomete São Paulo e outros estados do país. Segundo ele, é necessário atenção e cuidados redobrados neste início de ano. “No Brasil, o maior número de casos se concentra no período de chuvas, que é a época em que as condições ambientais são propícias para o desenvolvimento e proliferação do mosquito vetor. A população, principalmente o morador que viajar para áreas de risco, deve ficar atenta aos sintomas da doença, tais como febre alta, dores musculares ou nas articulações, dores de cabeça, enjôo, vômitos e prostração”, recomenda.

Medidas simples podem ser adotadas pela população, tais como colocar tela na caixa d’água, esvaziar vasos de plantas e outros objetos que possam acumular água e estar atento a qualquer suspeita de sintomas da doença. E para quem ainda não sabe, a prevenção ao mosquito Aedes Aegypti é obrigação em Itapevi, estabelecida pela Lei Municipal 1.548/02, que determina que as residências da cidade tenham condições sanitárias que impeçam a proliferação da Dengue. O seu não-cumprimento, inclusive, pode incidir em multas ao proprietário do imóvel.

Para mais informações, a Secretaria de Higiene e Saúde disponibiliza o número 0800-7708-133. O morador também pode procurar diretamente a Secretaria, situada à rua Isola Belli Leonardi, 8 – Jardim Christianópolis – telefone: 4143-8499.

 

Relacionados